Saúde & bem-estar

Programa escolar ensina boas práticas de higiene oral a 15 mil crianças

É uma boa notícia num país em que as estatísticas são alarmantes nesta área. Segundo a Ordem dos Médicos Dentistas, que concluiu o 2º Barómetro Nacional de Saúde Oral no final do ano passado, quase metade dos portugueses não vai ao médico dentista há mais de um ano.

Resultados que se agravam com a crise económica e financeira. Por tudo isto, saber que existe um programa escolar que ensina boas práticas de higiene oral a 15 mil crianças portuguesas é um ótimo sinal. Até porque metade das crianças com 6 anos apresentam cáries dentárias.

‘Sorrisos Saudáveis, Futuros Brilhantes’ é o nome da iniciativa, que já existe, mas que neste ano escolar 2016/17 promete alcançar aquele grande número de alunos.

Trata-se de uma colaboração entre a Mundo a Sorrir – Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses com a Colgate e tem aplicação nas comunidades mais desfavorecidas.

Há dois projetos em curso que implicam a oferta de 15 mil kits de higiene oral, especialmente criados para as crianças e professores, e que incluem material educativo variado como DVD, livro de histórias, fichas de exercícios, guia para os pais e professores, além de dentífricos e escova de dentes.

O projeto ‘Aprender a ser Saudável’ tem por objetivo melhorar os hábitos de higiene oral e de alimentação das crianças do 1ºciclo de escolaridade sendo, para tal, implementada a escovagem dentária diária nas escolas, após o almoço, em contexto de sala de aula, com supervisão do professor.

Já o projeto ‘Dr. Risadas’ é direcionado para as crianças dos 3 aos 16 anos, comprovadamente carenciadas e apoiadas por instituições de solidariedade social.

Só motivos para deixar as nossas crianças a sorrir ainda mais.