Atualidade

Pedro Dias: PJ identifica mulher que ajudou suspeito de homicídios a fugir

Esteve em fuga durante 28 dias, deixando o país e Espanha em estado de alerta. Acabou por se entregar na sua terra natal, Arouca, no dia e à hora que quis depois de negociar diretamente com o Diretor Nacional da Polícia Judiciária (PJ).

Pedro Dias, ou ‘Piloto’ como ficou conhecido, foi filmado em direto e exclusivo pela RTP3 no momento da rendição, ontem, 8 de novembro às 19h00. Antes ainda deu uma entrevista. Tinha tomado banho, estava de barba feita e não aparentava estar desnutrido ou com ferimentos.

Alega estar inocente e nega que os pais o tivessem ajudado estes dias. Já a PJ identificou uma mulher que o terá auxiliado na fuga e afirma que Pedro Dias é suspeito de vários crimes de homicídio, além de outros ilícitos.

O comunicado foi divulgado esta quarta-feira.

“A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve o presumível autor de cinco crimes de homicídio qualificado, três dos quais na forma tentada, dois crimes de sequestro, pelo menos dois crimes de roubo e um crime de furto, entre outros, pendentes de melhor e mais cuidada averiguação, ocorridos desde o dia 11 de outubro de 2016 e o dia de ontem, nas localidades de Aguiar da Beira, Arouca e Vila Real”, começa por comunicar a Judiciária.

Pedro Dias matou um militar da GNR e um civil e feriu outras cinco
Pedro Dias matou um militar da GNR e um civil e feriu outras cinco

“A detenção ocorreu na sequência de oportuna manifestação de vontade de entrega à Polícia Judiciária, realizada por intermédio da mandatária do ora detido, e concretizada em Arouca. Ao longo de aproximadamente quatro semanas de investigação, em estreita colaboração operacional com a GNR, foi possível reconstruir parte substancial do itinerário de fuga empreendido pelo ora detido e recolher relevantes elementos indiciários relativos à vasta atividade delituosa que lhe é imputada”, garantem, dando depois a notícia da existência de uma arguida.

“Para além da detenção agora concretizada, foi também constituída e interrogada como arguida uma mulher, com a idade de 61 anos, sobre a qual recaem fundadas suspeitas de favorecimento pessoal ao ora detido, em diferentes momentos subsequentes ao início de todo o iter criminis que lhe é imputado”, avançou a PJ, que depois de o ouvir nas instalações da Guarda conduziu-o ao Estabelecimento Prisional da cidade.

Pedro Dias, de 44 anos, só será presente a tribunal amanhã, quinta-feira, para aplicação das medidas de coação.

Sobreviveu 28 dias com 60 euros
A entrevista que ‘Piloto’ deu à RTP foi reveladora de um discurso calmo, ponderado e estudado. Diz que se entregou por temer ser morto pelas autoridades e que esteve entre fogo cruzado, em especial quando atravessou “o Douro a nado”.

Alega estar inocente: não roubou qualquer carro e o GNR morto baleou-se a si próprio ou foi vítima dos “tiros que eles [autoridades] disparavam para todo o lado”. Não percebe ainda como tudo começou naquela madrugada em Aguiar da Beira.

Dormiu em casas abandonadas, sobreviveu comendo castanhas, nozes e bolotas, tendo no bolso apenas 60 euros e garante que só roubou meio frango a um amigo, mas que este sabia. Nega ainda ter estado em Espanha.

Admite que esteve sempre em Portugal, num raio de 200 km, e que chegou a estar ao lado de populares, que nunca o reconheceram.

Mandou um bilhete à família e foi esta que contactou uma advogada. Diz-se “aliviado” por se entregar e vai “conseguir provar a minha inocência”.

“Fiquei magoado com tudo isto. Eu não cometi nenhum homicídio. Não vivemos num estado de direito”, garantiu à jornalista Sandra Felgueiras.