Atualidade

Obama condecora estrelas norte-americanas antes de deixar a Casa Branca

Barack Obama está na reta final das suas funções enquanto Presidente dos EUA. No entanto, o ainda presidente não quer abandonar a Casa Branca com “coisas por fazer”.

Assim, convidou uma série de estrelas norte-americanas das mais diversas áreas, para os condecorar com a Medalha da Liberdade.

A cerimónia, que aconteceu esta terça-feira, 22, na residência oficial do presidente, teve como homenageados os atores Robert de Niro, Robert Redford e Tom Hanks, os cantores Bruce Springsteen e Diana Ross, as lenda do basquetebol Michael Jordan e Kareem Abdul-Jabbar, a apresentadora Ellen DeGeneres, Bill Gates, entre outros.

Obama reuniu 21 pessoas para entregar aquela que é a maior honra que pode ser concedida a um civil nos EUA.

“Todos os que estão aqui presentes conseguiram comover-me de uma forma muito pessoal, talvez como nenhum de vós imagina, e ajudaram-me a ser quem sou e a pensar na minha presidência”, afirmou o chefe de Estado no final da cerimónia acrescentando que os escolhidos “são americanos extraordinários que nos inspiraram, nos uniram e nos empurraram rumo ao progresso”. “São inovadores e artistas, servidores públicos, atletas ou conhecidos atores como o que apareceu em ‘Space Jam'”, brincou Obama em referência à aparição do jogador de basquete Michael Jordan no filme de 1996.

A emoção tomou conta de grande parte do agraciados que não conseguiram esconder as lágrimas.

Veja as fotos: