Cultura

Marco Paulo fecha ciclo de comemorações dos 50 anos de carreira

O cantor Marco Paulo, intérprete de êxitos como “Eu Tenho dois Amores”, encerra as celebrações dos 50 anos de carreira com três espetáculos, o primeiro já no próximo sábado, 19, no Coliseu do Porto.

Os outros dois espetáculos serão no dia 1 de dezembro, no Pavilhão Multiusos, em Guimarães, e no dia 10, no Campo Pequeno, em Lisboa, que será gravado em vídeo para uma edição em DVD.

Marco Paulo já se apresentou em mais de 20 espetáculos em todo o país.  Entre outras salas, esgotou o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e o do Porto, ambos em março último, tendo ainda atuado, em abril, na Portimão Arena.

Marco Paulo

Cinco décadas de muitos sucessos

Marco Paulo ainda se recorda que foi Cidália Meireles que o descobriu quando o ouviu num ensaio e o levou ao seu programa na RTP, “Tu cá, tu lá”.

O seu disco de estreia, “Não Sei”, em 1966, foi uma versão de António José de uma canção do cantor francês Alain Barrière, tendo-se seguido as participações no Festival da Figueira da Foz, em 1966, com a canção “Vida, Alma e Coração”, e no da RTP da Canção, em 1967, com “Sou tão feliz”, em que ficou em 6.º lugar.

Gravou com Simone de Oliveira a canção “Tu e só tu”, e voltou ao Festival RTP em 1982 com “É o fim do mundo”, que se classificou em 11.º lugar.

Participou noutros festivais, como as Olimpíadas de Atenas, em 1970, com o tema “O homem e o mar”, ano em que realizou uma digressão pelo Canadá, e o da OTI, em Miami, nos Estados Unidos, em 1989, com a canção “Rosa morena”.

Quando começou a cantar, os seus ídolos eram Madalena Iglésias, com quem realizou uma digressão à Madeira, Simone de Oliveira e António Calvário, de quem cantava as canções quando ainda não tinha repertório, mas, mais do que todos, foi Amália Rodrigues.

Marco Paulo é o nome artístico de João Simão da Silva, nascido no dia 21 de janeiro de 1945, em Mourão, no Alto Alentejo.

Atualmente conta 140 galardões de platina, ouro e prata, e um de diamante, por vendas de mais de um milhão de discos.