Atualidade

Maior Superlua desde há 70 anos ilumina hoje o céu do mundo inteiro

Nesta segunda-feira, 14 de novembro, o céu será iluminado pela maior Superlua desde 1948. O fenómeno ocorre quando o perigeu da Lua – ponto da órbita mais próximo da Terra – coincide com a Lua Cheia.

A Lua atinge o perigeu às 17h49 (hora portuguesa). Ao anoitecer, poderá ser vista com um tamanho “fora do comum” no mundo inteiro.

Segundo especialistas, uma Superlua costuma ser 14% maior e 30% mais luminosa do que a Lua Cheia no seu apogeu (ponto da órbita mais distante da Terra).

Aproveite para observar este fenómeno, uma vez que o mesmo só se irá repetir a 25 de novembro de 2034. Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), na sua página na internet, “o melhor sítio para observá-lo, em Lisboa, é no Parque das Nações, junto à Torre Vasco da Gama”.

As superluas são fenómenos frequentes, que sucedem todos os anos. Contudo, “nem todas terão o mesmo brilho e tamanho aparentes”. O efeito extra de ampliação e brilho, quando a Lua está próxima do horizonte, “é apenas uma ilusão ótica”, avisa o OAL.

Este ano, já ocorreu uma superlua, a 16 de outubro. A 14 de dezembro, volta a acontecer outra. No entanto, a mais expressiva, e “favorável para observar”, será a desta segunda-feira.