Atualidade

Ivanka Trump e Chelsea Clinton, uma amizade que supera eleições

Começaram por ser amigas em 2003 quando os Clinton se mudaram para Nova Iorque, cidade onde os Trump sempre viveram. Os pais também se davam bem: Hillary e Bill foram ao casamento de Donald e Melania em 2005.

Mesmo depois dos pais se afastarem, quer pessoal quer politicamente, Ivanka, de 34 anos, e Chelsea, de 36 anos, mantiveram a amizade.

A estratégia adotada pelas duas, numa altura em que os progenitores se defrontaram nestas eleições presidenciais norte-americanas, foi a de respeitarem a outra e voltarem à relação que tinham antes da campanha.

“Provavelmente não falei com ela antes das eleições, mas assim que passem voltarei a falar sem problema com ela! A nossa amizade começou antes da política pelo que irá durar mais do que a política”, disse Chelsea durante uma entrevista ao canal E! News.

Ambas sabem o que as une e o que as separa.

Ivanka Trump tem acompanhado o pai na campanha presidencial
Ivanka Trump acompanhou o pai na campanha presidencial

“Obviamente temos diferentes pontos de vista sobre o que acreditamos ser o melhor para o nosso país, pelo que vou a fazer todos os possíveis para apoiar a minha mãe durante todo este processo”, esclareceu Chelsea, que chegou a criticar a política de Donald Trump num discurso durante a campanha eleitoral.

Ao passo que este não chamou Bill Clinton de “mulherengo” durante um debate com a outra candidata por respeito ao facto da amiga da filha estar na sala.

“A nossa amizade nunca teve nada a ver com a política e espero que assim continue. Damos apoio incondicional aos nossos pais, como deve ser. Mas sem perdermos o respeito uma pela outra”, acrescentou Ivanka numa entrevista à revista ‘People’.

Chelsea é formada em História pela Universidade de Stanford, enquanto Ivanka – fruto do primeiro casamento do novo presidente dos EUA com a modelo checa Ivana – seguiu as pisadas do pai.

Chelsea e Hillary Clinton
Chelsea e Hillary Clinton

A única filha de Bill e Hillary, considerada a “responsável” pela não separação do casal depois do escândalo Lewinsky, não fazia intenções de enveredar uma carreira política.

Mas agora é provável que possa vir a ser deputada. De acordo com fontes próximas do Partido Democrata, citadas pelo jornal ‘New York Post’, a especialista em Relações Internacionais pretende candidatar-se a uma vaga na Câmara dos Deputados, caso a deputada Nita Lowey, de 79 anos, se reforme.

Se tal suceder, representará no congresso o 17º distrito de Nova Iorque. O mesmo onde fica Chappaqua, onde a família Clinton tem uma casa e onde Hillary foi vista pela primeira vez num passeio solitário, depois de perder as eleições.