Atualidade

Fidel Castro e o seu extenso exército de mulheres

Tinha uma tribo (as mulheres com quem se casou e mães dos seus dez filhos) e um exército de amantes.

O currículo amoroso de Fidel Castro sempre foi mantido na intimidade, o quanto baste, pelo ex-presidente. Há quem assegure que teve mais de 35 mil amantes, pois alegadamente tinha relações sexuais com duas mulheres por dia. Há quem prefira dizer que eram muitas. Mesmo muitas.

As cubanas, diz-se, já desmaiavam por um jovem Fidel nos anos 1950 por causa do seu “charme”.

Mirta Díaz-Balart foi a primeira mulher oficial. Estudante de Filosofia e filha de Rafael José Díaz-Balart, político cubano do regime de Fulgencio Batista (o “ditador” que Fidel e companhia destituíram em 1956), casou-se com Castro a 11 de outubro de 1948. A lua de mel foi passada em Miami, curiosamente a mesma cidade para onde iriam viver vários exilados de Cuba.

Tiveram um filho Fidel Ángel Castro Díaz-Balart (conhecido por ‘Fidelito’), hoje com 67 anos, que ficou a viver com a mãe depois do divórcio. O facto de o ex-presidente a ter traído várias vezes durante o matrimónio de sete anos também não deve ter ajudado.

Fidel Castro com a primeira mulher Mirta Díaz Balart e o filho
Fidel Castro com a primeira mulher Mirta Díaz-Balart e o filho

Depois o líder cubano terá tido, entre 1956 e 1960, pelo menos três mulheres com quem teve filhos. Quem o diz é o jornal ‘The Daily Telegraph’, através de uma investigação feita por Anne Louise Bardach.

Em 1956, Fidel teve uma relação com Natalia Revuelta, mãe da sua filha Alina Fernández, que já teria sido casada com outra pessoa quando se envolveu com Castro. Após o nascimento da filha e o regresso de Castro do exílio no México, Natalia terá apoiado a revolução cubana, mas terminou o relacionamento com Fidel.

Este não parece ter ficado muito incomodado. Envolveu-se com María Laborde, uma fã que é mãe do seu filho Ciro. Anne Lousie Bachard escreve que este filho de Fidel “é um homem bonito, do tipo de estrela de cinema, olhos verdes”, que estudou Medicina, reside em Havana e é casado com uma funcionária do Partido Comunista cubano.

‘El Comandante’ teve ainda cinco filhos (Alexis, Alexander, Antonio, Alejandro e Angel) com Dalia Soto del Valle, que conheceu em 1961, e dela pouco se sabe. Só que se casou com Fidel, em segredo, em 1980, é professora, loira, de olhos verdes, não se deixava fotografar muitas vezes ao lado dele e têm uma diferença de 20 anos.

Dalia Soto del Valle viveu décadas com Fidel
Dalia Soto del Valle viveu décadas com Fidel