Saúde & bem-estar

Estudo alerta para as consequências de ver televisão durante as refeições

É um hábito que chega a ser cultural, sentar-se à mesa para comer de olhos postos na televisão. Mas a distração pode fazer mais mal do que bem.

Um novo estudo desenvolvido por investigadores da Universidade do Minnesota concluiu que as famílias que fazem as refeições em frente à televisão tendem a comer mais ‘fast food’ e a comer demais, mesmo que não estejam a ver ativamente os programas de televisão.

O estudo publicado na revista Appetite, afirma ainda que essas pessoas tendem a não aproveitar bem nem a refeição nem a companhia dos seus entes.

Como reporta o Daily Mail, os investigadores alertam que fazer refeições ‘livres de ecrãs’ é importante para construir as relações familiares e evitar comer demais sem dar conta.

Amanda Trofholz, investigadora envolvida neste estudo destaca que “as refeições em família são, em muitos aspetos, protetoras para a saúde das crianças. Ter a televisão ligada durante a refeição pode reduzir a oportunidade do relacionamento entre membros da família e atenuar esses efeitos protetores da refeição”.

Para este estudo os investigadores analisaram gravações em vídeo das refeições de 120 famílias que tinham filhos entre os seis e os 12 anos.