Saúde & bem-estar

Estes alimentos ajudam a ouvir melhor

Sim, é verdade. Há determinado tipo de alimentos que ajudam uma pessoa a ouvir melhor.

A conclusão é de um estudo internacional, publicado no International Journal of Audiology, que conclui existir relação direta entre a qualidade dos nutrientes ingeridos e a possibilidade de desenvolver perda auditiva.

Posto isto, fique a saber que laranja, limão e amendoim são, entre outros alimentos, aliados importantes na preservação da saúde auditiva.

O estudo indica que, por exemplo, alimentos ricos em vitaminas C e E, como os acima referidos, além do impacto positivo que têm na circulação sanguínea, na prevenção de infeções e no reforço do sistema imunológico, previnem a perda auditiva.

Da mesma forma, devem ser evitadas as gorduras e o sal, que são nocivas para as artérias e aumentam a probabilidade de ocorrência de problemas auditivos.

Já se ‘desconfiava’ do potencial teraupêutico da alimentação, mas este estudo veio indicar claramente que nutrientes são mais benéficos.

Os especialistas alertam ainda para a necessidade de se aliar uma alimentação saudável a várias práticas, como evitar a exposição a ruídos superiores a 45 décibeis e fazer uma avaliação regular do estado da nossa audição. Só assim podemos perder o medo de desenvolver uma perda auditiva.

A afetar cada vez mais as novas gerações, a perda auditiva é um problema que pode levar a sérios problemas psicológicos e de socialização, que influenciam de forma muito negativa a vida quotidiana da pessoa e do seu círculo familiar e de amigos.

É importante estar atento a sinais como a não compreensão ou a necessidade de repetição frequente do que é dito, sobretudo em determinadas palavras, assim como à dificuldade na localização da origem dos sons, em ouvir a rádio, a televisão ou o telefone.