Atualidade

Donald Trump renuncia ao salário de presidente: “Irei receber um dólar por ano”

O novo presidente dos Estados Unidos deu a sua primeira entrevista depois de ser eleito ao programa “60 minutos”, da CBS. Num discurso assertivo, falou de promessas e anunciou medidas para o seu mandato, como a nomeação de juízes antiaborto e pró-armas no Supremo Tribunal.

Mas as declarações do empresário não ficaram por aqui. O sucessor de Obama na Casa Branca afirmou a intenção de renunciar ao salário anual de 400 mil dólares do cargo de presidente.

“Não vou receber o salário. Não vou”, disse, confirmando uma promessa feita num vídeo de campanha, em setembro, e deixando muitos de “boca aberta”.

“Penso que por lei só tenho de receber um dólar, por isso receberei um dólar por ano”, afirmou o multimilionário, cuja fortuna pessoal foi estimada, no início de outubro, em 3,7 mil milhões de dólares, pela revista ‘Forbes’.

Na mesma entrevista, Trump garantiu também que vai nomear, para o Supremo Tribunal, juízes contra o aborto e favoráveis à posse de armas de fogo.

“Os juízes serão antiaborto e muito favoráveis à Segunda Emenda” da Constituição norte-americana, que garante o direito de cada cidadão dos Estados Unidos possuir uma arma de fogo.