Cultura

Deolinda, teatro e visitas guiadas em novo projeto cultural de Ílhavo

É um projeto cultural que se vai “distinguir pelo seu âmbito policêntrico e multidisciplinar”, garante a organização.

O Município de Ílhavo recebe hoje, 12 de novembro, vários eventos repartidos por quatro edifícios: Centro Cultural de Ílhavo, Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, Teatro da Vista Alegre e Centro Sociocultural da Costa Nova.

O objetivo é dar um “novo papel para estas estruturas e traçar uma nova rota nacional e internacional para a cultura no concelho”.

O programa começa por “Olhar por dentro” os edifícios culturais, cujas construções vão desde a época industrial à contemporânea. Às 11h00 e às 14h00 realizam-se duas visitas guiadas pela Talkie Walkie que dão a conhecer os traços, as motivações e influências dos arquitectos que pensaram estes espaços, a sua contextualização no município, os seus segredos e o potencial de cada um.

Às 16h00, o encontro é no Teatro da Vista Alegre, onde o Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro irá apresentar um concerto com dois quartetos de saxofone, dos seus grupos de formação, espetáculo que marca a nova parceria entre o novo projeto cultural de Ílhavo e a Universidade de Aveiro.

Na Costa Nova, a partir das 18h00, há música eletrónica com António Bastos e a You Band, jazz, tecnologia e música clássica.

‘A Constituição’ de Mickaël de Oliveira pisa o palco de teatro da Gafanha da Nazaré, depois das 21h00, num espetáculo em que quatro jovens, novos heróis da sociedade, tentam reescrever o documento mais importante do Estado da forma mais moderna de sempre.

A noite termina ao ar livre, a partir das 23h00, debaixo da pala do atual Centro Cultural de Ílhavo, com a atuação e ‘Outras histórias’ dos Deolinda.