Álbuns da Semana

De um dueto provável a um sexteto elétrico com paragem no “One Man Show”

Em 2011 uma conhecida operadora de telemóveis formou duetos musicais improváveis para promover o seu produto. Nesse mesmo ano, Rodrigo Leão estava a preparar o disco “Montanha Mágica”, que era sobretudo instrumental, mas entendeu que um dos temas tinha de ser cantado por Scott Matthew. E assim foi.

Agora, volvidos cinco anos, os músicos português e australiano voltaram a sintonizar-se e fizeram nascer um disco… mais do que provável, “Life is Long” de seu nome.

rodrigo

Este primeiro álbum conjunto de originais reúne a voz profunda de Mathhew e as melodias encantadoras de Leão, o que faz da parceria um tremendo sucesso, fruto da riqueza cultural distinta que cada um deles oferece a cada tema.

Quem já os ouviu juntos em palco sabe do que falamos e, quem não sabe, terá a oportunidade de fazê-lo, uma vez que esta sexta-feira, 4, os dois iniciam, no Coliseu do Porto, uma tour que vai do norte ao sul do país.

Até lá, aguce o apetite com “That’s Life”, um registo profundamente belo e melancólico:

De uma dupla passamos, agora, para o sexteto lisboeta que dá pelo nome de “You Can’t Win, Charlie Brown”. Quase dois anos e meio depois da edição de “Diffraction/Refraction”, a banda esta de volta com o seu terceiro disco, “Marrow”.

Numa primeira análise a este novo trabalho logo se verifica que o estilo Folk e as guitarras acústicas deram lugar a uma sonoridade mais eléctrica, que como que obriga a bater o pé, tal a sua “personalidade.”

charlie

Afonso Cabral, Salvador Menezes, Luís Costa, Tomás Sousa, David Santos e João Gil são músicos distintos que conseguiram conjugar a criatividade e sensibilidade individual, com o produto final a sair como um reflexo do melhor que há em cada um deles.

A mudança sonora em relação aos registos anteriores é assumida por todos, pois um dos grandes objetivos de “Marrow” era precisamente o de fugir às repetições. “O facto de estarmos todos juntos em estúdio, se calhar fez-nos querer mais barulho”, explicou Afonso Cabral, o responsável pela voz, teclas e guitarra do grupo.

Atente então nas mudanças melodiosas deste grupo, no tema “Pro Procrastinator”:

Para terminar em grande estilo as nossas sugestões da semana, apresentamos-lhe o novo álbum do “One Man Show” e o incomparável Robbie Williams.

“The Heavy Entertainment Show” chegou às lojas nesta sexta-feira, 4 de novembro, e como todas as obras do britânico também esta promete atingir rapidamente o top de vendas.

Aos 42 anos, este é o 11.º álbum da sua carreira e o primeiro com o selo da Sony Music. Desta feita, além de Guy Chambres, que tem apoiado o ex-Take That em toda a sua carreira a solo, Robbie Williams também conta com a colaboração de Brandon Flowers e Ed Sheeran na escrita das canções. Para além disso, faz ainda um dueto com o canadiano Rufus Wainwright no tema “Hotel Crazy”.

robbie

O conteúdo deste novo disco já foi, de resto, desvendado pelo seu protagonista: “Há tempos dei por mim a refletir sobre a expressão ‘entretenimento ligeiro’, que pode ser um rótulo negativo. Por isso, para mim, este álbum é ‘entretenimento pesado’, é o que espero dele, é a partilha com milhões de pessoas por meio de um entretenimento leve mas em… esteróides.”

Ora, perante isto, nada melhor do que ficar com o primeiro single da obra, o tema intitulado por “Party Like a Russian”: