Saúde & bem-estar

Comer alho deixa os homens mais atraentes

Sim. Tudo o que tínhamos como certo até aqui, não interessa.

Afinal comer alho não só dá aquele odor pouco agradável como também torna os homens mais atraentes.

Pelo menos isto é o que defendem os pesquisadores das Universidades de Stirling e Charles, em Praga, na República Checa.

Numa experiência que fizeram com 42 homens, alguns comeram alho cru, outros cápsulas de alho e os restantes não consumiram alho. Ao mesmo tempo usaram almofadas nas axilas por 12 horas.

No final, pediram a 82 mulheres para cheirar as amostras de odor do grupo e classificá-las de acordo com os seguintes critérios: graça, atratividade, masculinidade e intensidade.

Resultado? Quem consumiu alho (cru ou em cápsulas) tinha um odor corporal descrito pelo sexo oposto como “significativamente mais atraente e menos intenso”.

“Certamente, o odor da respiração desempenha um papel crucial na maioria das interações sociais, mas o odor das axilas também é um fator importante nos relacionamentos íntimos”, escreveram os pesquisadores na revista ‘Appetite’.

“Os nossos resultados indicam que o consumo de alho pode ter efeitos positivos no odor corporal percebido (o prazer dele derivado), talvez devido aos seus efeitos na saúde, por exemplo, já que possui conhecidas propriedades antioxidantes e antimicrobióticas”, adiantam.

Já se sabia que o alho tem características imuno-estimulantes, cardiovasculares e até anti-cancerígenas. Com esta experiência está cada vez mais ligada a dieta alimentar com a preferência por certos odores corporais, essenciais na atração sexual.