Cultura

Cinema: Estreias de 24 de Novembro

Animais Noturnos
Sinopse: Susan Morrow, leva uma vida desafogada, mas vazia, na companhia do marido, Hutton Morrow. Durante um fim de semana, enquanto Hutton parte para uma das suas frequentes viagens de negócios, Susan recebe uma encomenda, de origem desconhecida. É um romance intitulado “Animais Noturnos”, escrito pelo seu ex-marido, Edward Sheffield, com que ela não contacta há anos.

Atores: Jake Gyllenhaal, Amy Adams, Aaron Taylor-Johnson, Kim Basinger, Michael Shannon, Isla Fisher

Realizador: Tom Ford

Veja o trailer:

Blood Father – O Protetor
Sinopse: O perigoso chefe de um cartel de droga culpa a namorada Lydia pelo roubo de uma embalagem com uma avultada quantia em dinheiro. Lydia procura ajuda junto da única pessoa no mundo disposta a ajudá-la: John Link, o seu pai, um perpétuo fracasso. Antigo motoqueiro e criminoso condenado, Link, está determinado a proteger a filha e, pela primeira vez na vida, a fazer o que é mais correto.

Atores: Mel Gibson, Erin Moriarty, William H. Macy, Elisabeth Röhm, Thomas Mann, Diego Luna, Dale Dickey, Ryan Dorsey, Michael Parks, Richard Cabral, Raoul Max Trujillo

Realizador: Jean-François Richet

Veja o trailer:

A Primavera de Christine
Sinopse: Viena, 1945. A situação explosiva da guerra e a ocupação russa vista pelos olhos inocentes duma criança de 9 anos. Christine sabe tão pouco da paz como as crianças de hoje sabem da guerra. Com a casa destruída num bombardeamento e sem um tostão, a família de Christine instala-se numa mansão luxuosa nos arredores de Viena. Mas têm apenas um telhado sobre a cabeça, nada mais. Quando os soldados alemães se rendem, os russos ocupam a casa. Toda a gente tem medo dos russos, que têm a fama de ser uma turba caprichosa. Todos, menos Christine. Baseado no romance de Christine Nöstlinger, a mais famosa autora de livros infantis na Alemanha e na Áustria.

Atores: Hilde Dalik, Zita Gaier, Konstantin Khabenskiy, Lissy Pernthaler, Peter Schorn, Krista Stadler, Ursula Strauss, Gerald Votava

Realizador: Mirjam Unger

Veja o trailer:

O Exame
Sinopse: Romeo, médico numa pequena aldeia da Transilvânia, sempre fez tudo para que a sua filha Eliza pudesse estudar no estrangeiro quando terminasse o ensino secundário. O seu sonho está prestes a concretizar-se: Eliza ganhou uma bolsa para estudar psicologia numa universidade inglesa. Para isso, só precisa de passar nos exames finais com boas notas. Um dia antes do primeiro exame, Eliza sofre um ataque que coloca em risco o seu futuro. Romeo tem de resolver a situação, mas nenhuma das soluções passa por usar os princípios que ele, enquanto pai, transmitiu à sua filha.

Atores: Vlad Ivanov, Maria Dragus, Ioachim Ciobanu, Adrian Titieni, Lia Bugnar

Realizador: Cristian Mungiu

Veja o trailer:

Vaiana
Sinopse: Nas antigas ilhas do Pacífico Sul da Oceânia, Moana Waialiki, uma navegadora nata e filha única do chefe, embarca na procura de uma ilha lendária. Durante a viagem, une-se ao seu herói, o lendário semideus Maui, para atravessarem o mar aberto numa viagem cheia de acção em que encontram enormes criaturas marinhas, submundos empolgantes e mitos antigos.

Vozes (V.O.): Dwayne Johnson, Alan Tudyk, Auli’i Cravalho

Realizadores: Ron Clements, John Musker

Veja o trailer:

A Infância de Um Líder
Sinopse: Baseado no conto homónimo de 1939, de Jean-Paul Sartre, “A Infância de um Líder” é uma arrepiante fábula sobre a ascensão do fascismo no século XX, relata a história de um rapaz americano a viver em França, em 1919. O seu pai trabalha para o governo dos EUA na criação do Tratado de Versalhes. O que o rapaz observa ajuda a moldar as suas crenças enquanto testemunhamos o nascimento de um terrível ego. Levemente inspirado nas infâncias vividas por muitos grandes ditadores europeus daquela época, emana a mesma sensação de terror que ‘Os Outros’ (The Others), ou ‘O Génio do Mal’ (The Omen) e mostra o retrato sinistro de um mal emergente.

Atores: Bérénice Bejo, Liam Cunningham, Robert Pattinson, Stacy Martin, Yolande Moreau, Sophie Curtis

Realizador: Brady Corbet

Veja o trailer:

Miss Violence
Sinopse: No dia do seu 11º aniversário, Angeliki salta da varanda de casa com um sorriso no rosto. Enquanto a polícia e os serviços sociais tentam descobrir a razão por detrás deste aparente suicídio, a família insiste que foi um acidente. Que segredo levou Angeliki para o túmulo? Por que razão insistem os elementos da sua família em esquecê-la e seguir com as suas vidas?

Atores: Themis Panou, Reni Pittaki, Eleni Roussinou, Sissy Toumasi, Kostas Antalopoulos, Constantinos Athanasiades, Chloe Bolota, Martha Bouziouri, Rafika Chawishe, Kalliopi Zontanou

Realizador: Alexandros Avranas

Veja o trailer: