Atualidade

Barack Obama e Donald Trump ‘disputam’ controlo das redes sociais

As eleições presidenciais norte-americanas foram na terça-feira, mas o mundo e especialmente os EUA ainda estão no ‘rescaldo’ da vitória inesperada de Donald Trump.

O magnata só tomará posse em janeiro de 2017 e já está tudo a ser preparado para a sucessão. Até o controlo das redes sociais.

Barack Obama tem milhões de seguidores nas três contas, onde é facilmente reconhecido pela sigla POTUS (President Of The United States). E a preocupação de alguma imprensa é agora saber se o atual presidente vai manter o mesmo nome e contas.

Pois já há uma resposta. De acordo com a responsável pela equipa que gere os conteúdos digitais da presidência, Kori Schulman, Obama vai ter de entregar todas as contas nas redes sociais ao novo presidente eleito, tal como acontece com a Casa Branca, a Air Force One e outras regalias presidenciais.

Todos os tweets do 44º presidente (Obama) serão movidos para a nova conta @POTUS44, que já foi criada.

“O nome @POTUS será disponibilizado para o 45º Presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro de 2017”, escreveu num post no blog da Casa Branca. “A conta manterá os seus mais de 11 milhões de seguidores, mas começa sem tweets na linha do tempo”.

O mesmo se aplica a todos os outros canais de Obama existentes nas redes sociais (Medium, Tumblr e YouTube).

“No Instagram e Facebook, a próxima Casa Branca terá acesso ao nome de usuário da Casa Branca, URL e manterá os seguidores, mas começará sem conteúdo na linha do tempo”, escreveu Schulman.

“O Presidente deixou claro que uma transição suave entre administrações é uma das suas principais prioridades e o digital é um componente-chave desse esforço”, lembrou, referindo-se ao discurso de Barack Obama depois da vitória do seu sucessor, que irá receber esta quinta-feira na Casa Branca.

Obama foi descrito como o primeiro “presidente da media social”.

Foi “o primeiro a ter o @POTUS no Twitter, o primeiro a entrar no Facebook na Sala Oval, o primeiro a responder a perguntas dos cidadãos no YouTube, o primeiro a usar um filtro no Snapchat”, adiantou Kori Schulman.