Atualidade

Barack Obama e Donald Trump: A comparação continua nos aviões

O primeiro criticou abertamente o segundo durante a campanha eleitoral. Ontem, quinta-feira (10), quando o novo presidente eleito visitou a Casa Branca pela primeira vez, onde foi recebido pelo atual ‘inquilino’ Barack Obama, já considerava ouvir os conselhos deste durante o mandato.

A transição quer-se “suave“, pediu Obama, mas o facto do ainda presidente e de Michelle Obama se terem recusado a tirar uma fotografia com o futuro casal presidencial só prova que muito mais é o que os separa, do que aquilo que os une.

Mesmo no meio de transporte utilizado. Já há comparações entre o Air Force One, avião que transporta o comandante-chefe do país, independentemente do modelo utilizado, e o Trump Force One.

O primeiro pode ser um Boeing 747-200B, designados como VC-25A, ou um Boeing 757-200, chamados de C-32.

Ultimamente Obama, e restantes membros do governo norte-americano, fazia-se transportar num C-32. Que é também o mesmo modelo de avião utilizado por Trump. Então, quais são as diferenças?

Air Force One
Air Force One

O Air Force One tem uma pintura discreta, a inscrição United States of America e a bandeira norte-americana no estabilizador vertical, bem como o selo presidencial na fuselagem. A sua presença é sempre um destaque nos aeroportos e demonstra a enorme influência dos Estados Unidos pelo mundo.

Pouco mais se sabe deste e outros aviões usados pelo governo, por questões de segurança, mas é do conhecimento público que os dois VC-25A são os únicos aviões destinados ao transporte presidencial com capacidade de reabastecer em pleno ar.

A eletrónica de bordo foi pensada para resistir ao pulso eletromagnético de uma detonação nuclear. Também há uma rede de comunicação que permite o Air Force One funcionar como um centro de comando móvel no caso de um ataque nuclear contra o país.

O espaço interior é grande: 370 metros quadrados de espaço útil, com três ‘pisos’, uma suite presidencial, um escritório idêntico à Sala Oval, uma sala de conferências, um centro médico de emergência e duas cozinhas completas, com capacidade para fazer refeições até 100 pessoas.

Trump Force One
Trump Force One

Donald Trump não podia deixar de ter um meio de transporte banal. Para começar, o seu interior é quase todo forrado a ouro, como é sua imagem de marca. Quer em terra, quer no ar.

O nome, pomposo, de Trump Force One é da autoria do seu proprietário. Desde 2011 que anda num Boeing 757-200, com uma pintura um pouco menos discreta que o avião presidencial. O nome ‘Trump’, pintado a dourado, é bem visível no exterior. Mas, dizem os especialistas, é capaz de ser melhor do que o do presidente.

O interior tem poltronas em couro bege, madeira escura e demais pormenores extravagantes.

Conheça o interior do Trump Force One:

A partir de 2017, Donald Trump passará a voar oficialmente com os VC-25A, que são atualmente os mais avançados aviões presidenciais e funcionam como uma extensão da Casa Branca.