Atualidade

Alemães constroem novo muro, maior que o de Berlim

Os muros estão na ordem do dia. Depois da tão falada barreira EUA-México, agora uma ‘versão’ maior e mais atual do muro de Berlim.

Desta vez não é na mesma cidade alemã, mas sim em Munique. O que ganha ainda mais simbolismo numa altura em que se comemora o 27º aniversário da queda do muro de Berlim a 9 de novembro.

Neuperlach Sud, nos subúrbios de Munique, é a cidade onde já está a ser construído um muro com quase 4 metros de altura. O objetivo é separar os moradores dos cerca de 160 refugiados que estão a ser enviados para um centro de acolhimento ainda em construção.

A notícia é avançada pelo canal de televisão alemão RT.

A barreira construída em pedra já é maior do que a de Berlim, com 3,6 metros, e foi aprovada pelo Tribunal Administrativo de Munique em junho passado.

Alguns residentes alegaram que as suas casas iriam ficar desvalorizadas, em termos de preço, por estarem junto do novo centro de acolhimento e que este vai ter muito barulho. Mas, de acordo com o Ruptly, só há habitações a 25 metros de distância, com árvores e uma estrada pelo meio.

Há quem concorde e quem discorde desta decisão. O que é certo é que o muro já está a ser construído e deve ficar concluído na primavera de 2017.