Lifestyle

Vídeo: Criança cria app para ajudar a avó com Alzheimer

‘Timeless’ foi a aplicação desenvolvida por Emma Yang para que a sua avó não se esqueça dela. A criança decidiu criar a aplicação depois da avó se ter esquecido do seu aniversário devido à doença de Alzheimer.

A chinesa, de apenas 12 anos, criou então uma app para melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem de Alzheimer após perceber que a sua avó estava a apresentar sinais da doença. Tudo começou quando a avó da menina, que vive em Hong Kong, na China, apresentou sintomas típicos como esquecer telefones e endereços, datas de aniversários e até rostos de entes queridos.

Então, a neta, que por sua vez vive em Nova Iorque, procurou uma forma tecnológica de ajudar a senhora através do aplicativo chamado ‘Timeless’ (Eterno, em português).

Ele funciona como uma rede social em que o parente com demência pode acompanhar os seus familiares e amigos, lembrar-se de datas importantes, tais como os aniversários, e ver fotos. É no fundo um Facebook, mas com ferramentas para atender às dificuldades especiais dos pacientes com Alzheimer.

alzheimer_-_app

A app vem com tecnologia de Reconhecimento Facial, desenvolvida por uma start-up americana chamada Kairos. Uma vez que o paciente ou um cuidador fotografa algum conhecido, a ferramenta de inteligência artificial compara o rosto às outras fotos cadastradas como entes queridos e identifica o fotografado.

Além de ajudar os pacientes a não se esquecer de pessoas importantes, o ‘Timeless’ ajuda a pessoa com Alzheimer a comunicar. Isto porque funciona como um aplicativo de mensagens instantâneas e de ligação.

Se, por acaso, o usuário tentar ligar várias vezes para a mesma pessoa, como é frequente em casos de demência, o aplicativo envia um alerta: “Tem a certeza que quer fazer essa ligação?”

Para facilitar o uso, o login na app é feito por impressão digital – sem login ou senha que precisem ser decorados. O aplicativo visa aumentar a autonomia do paciente com Alzheimer e também ajudar cuidadores e familiares a acompanhar a doença. A plataforma foi desenvolvida sob a consultoria de médicos especializados em Alzheimer, e o próximo passo de Yang é testar o seu protótipo com pessoas que sofram da mesma doença.

Mas a carreira de Emma não fica por aqui. Apesar da tenra idade, ela sabe programar em mais de 5 linguagens, é uma pianista fabulosa, ganhou uma série de bolsas de estudo, está a escrever um livro e é uma das 10 pessoas com menos de 20 anos mais importantes da cidade de Nova Iorque. Um verdadeiro prodígio.

Veja o vídeo que a menina criou para divulgar o projeto:

CE Week 10 Under 20 – Timeless App Demo from eaa.family on Vimeo.