Atualidade

Veja o casamento majestoso do Príncipe herdeiro da Albânia

Leka II, de 34 anos, é o príncipe herdeiro da Albânia. Aliás, o único elemento vivo da família real e como tal o atual chefe da dinastia albanesa. É que o seu pai, o rei Leka I, morreu em 2011, a mãe, a rainha Susan, faleceu em 2004 e a avó, rainha Geraldine, em 2002.

Este sábado, dia 8 de outubro, casou-se com Elia Zaharia, de 33 anos, na capital do país, Tirana.

É o primeiro casamento de sangue azul depois da queda do comunismo (ano de 1938) e do pedido de exílio da família à África do Sul e o segundo matrimónio de sempre da casa real albanesa.

Entre os 300 convidados estavam a rainha Sofia de Espanha, a sua irmã a princesa Irene da Grécia, a princesa Lala Meryem de Marrocos, os duques de Kent, os príncipes Guilherme e Sibilla do Luxemburgo e a princesa Lea da Bélgica.

O casal conheceu-se em 2002, ficou noivo em 2010 mas só agora deu o nó. Devido, precisamente, ao longo período de luto nacional pela morte do rei Leka I.

A cerimónia civil decorreu no Palácio Real das Brigadas de Tirana e foi celebrada pelo autarca da capital, tendo os noivos recebido a benção dos clérigos e sacerdotes das cinco religiões dominantes da Albânia: muçulmana, ortodoxa, bektashi, católica e protestante.

O espetacular vestido da noiva é de uma estilista do Kosovo, Blerina Kllokoqi. Elia Zaharia usou ainda a tiara Sapphire Goat, dos anos 30, com uma cabeça de cabra, símbolo de Gjergj Kastrioti Skanderbeg, figura muito importante na história da Albânia.

O bouquet era composto por rosas brancas, em referência à rainha Geraldine (conhecida por ‘rosa branca da Hungria’); narcisos, pela confiança no amor; margaritas, a favorita da mãe de Elia; gardénias, pela pureza; lírios, símbolo da beleza; e tulipas, para um amor eterno no casamento.

Veja aqui as fotografias da cerimónia majestosa, gentilmente cedidas pela casa real albanesa:

Fotos do casamento: The Royal Albanian Court/Roland Balla
Fotos da boda: Eduard Pagria