Saúde & bem-estar

Treino e stress, uma combinação que pode ser fatal

Para muitas pessoas, treino e stress é a melhor combinação possível, uma vez que o primeiro é capaz de banir o segundo num abrir e fechar de olhos. Contudo, a ciência não está totalmente de acordo com esta teoria e vem agora revelar que treinar em momentos de stress pode ser prejudicial.

De acordo com as conclusões sde um estudo da McMaster University, nos Estados Unidos, praticar exercício físico intenso em momentos de stress ou raiva aumenta três vezes o risco de ataque de coração numa hora. Estar ‘apenas’ triste ou com raiva consegue aumentar no dobro o risco de ataque.

A pesquisa contou com a participação de 12,461 pessoas, sendo que três quartos dos inquiridos eram homens. Todos os participantes já tinham sofrido um ataque de coração e tiveram que revelar o que estavam a fazer e como se sentiam na hora que antecedeu o problema.

Independentemente de outros fatores de risco, como o tabaco, a obesidade ou a pressão arterial alta, o risco de ataque de coração associado à atividade intensa em momentos de stress mostrou-se mais propício a partir das 18h00.

Para os investigadores, o perigo da combinação ‘treino + stress’ deve-se ao facto da pressão sanguínea ficar ainda mais intensa e o ritmo do coração ainda mais acelerado, dois fatores que aumentam consideravelmente o risco de ataque.