Saúde & bem-estar

Tempo só existe na nossa mente

Quantas vezes já desesperou por falta de tempo? Ou porque tem um compromisso a ‘x’ horas? Quem nunca fez planos futuros? Pois bem, apesar de darmos todos muita importância ao tempo, parece que este é um conceito subjetivo e só existe na nossa cabeça.

Quem o garante é uma equipa de investigadores da Universidade de Harvard e do Instituto Astellas de Medicina Regenerativa. Estes afirmam que a gravidade não é suficientemente forte para forçar todos os objetos do universo para a frente – o que contradiz a teoria da seta do tempo.

Segundo a teoria da seta do tempo, o que é novo torna-se velho, o passado torna-se no presente. Por exemplo, não há a possibilidade de “descozinhar” um ovo.

Mas, se esquecermos a nossa própria perspetiva por um segundo, e olharmos para o universo como um todo, a única coisa que governa o comportamento do universo são as leis da física.

E o problema, explica a Science Alert, é que todas, menos uma dessas leis, são reversíveis – o que significa que os mesmos efeitos ocorrem independentemente de o tempo andar para a frente ou para trás.

O que significa que, omitindo as longas explicações físicas e complexas, o tempo não existe.

“A nossa pesquisa revela que o tempo não existe, sendo uma propriedade emergente que depende apenas da capacidade do observador de preservar informações sobre acontecimentos vividos”, explicou o físico Robert Lanza, do Instituto Astellas de Medicina Regenerativa, à Discover Magazine.

O estudo será publicado na revista Annalen der physik. Até lá já sabe: quando tiver problemas de gestão de tempo, culpe a sua mente. Ou a dos outros.