Saúde & bem-estar

Tem vontade de comer certos alimentos? Isso tem um significado

Quem diz chocolate, diz outro alimento qualquer que nos deixa por vezes desejosos de os comer, sem sabermos porquê. Quando essa sensação é esporádica, tudo bem. Mas se é constante, pode indicar que o organismo necessita de algum tipo de nutriente.

Saiba então o que significa ter vontade de comer estes alimentos:
Chocolate
Tristeza. E há uma razão para recorrermos sempre ao chocolate ou à caixa de bombons: o alimento aumenta a produção de serotonina (que regula o humor e demais emoções).
Se mesmo assim ficar com sentimentos de culpa, não se preocupe. Para a próxima pode sempre escolher um tipo de chocolate mais amargo ou então grão de bico e banana, que têm triptofano, e fazem o mesmo efeito.

Gomas
Cansaço. Quando estamos com hipoglicemia (pouca glicose no sangue) ficamos sem energia. E as gomas têm açúcar suficiente para melhorarmos rapidamente.
Pode também comer frutas frescas e frutos secos, pois ajudam a controlar a glicemia durante mais tempo do que o açúcar.

Café
Metabolismo lento. E a cafeína estimula-o, assim como o corpo e o cérebro. Mas há um limite: 4 cafés por dia.
O melhor mesmo, se o conseguir, é parar para poder descansar.

Batatas fritas
Carência. Os seus carboidratos fornecem energia, gordura, estimula a sensação de prazer no cérebro (daí o facto de serem já descritas como viciantes) e confortam.
Mas como lhe falta nutrientes, coma amendoins ou castanhas torradas/assadas. A sensação é semelhante e mais saudável.

Salgados
Pressão baixa. Quando estamos assim, ou com quebras de pressão, já sabemos que o sal nos ajuda a levantar esses níveis. E os salgados que existem no mercado estão carregados de sal.
Prefira as pipocas. Mas não as salgadas.

Pão
Muito tempo sem comer. Quase a mesma coisa que no caso das gomas. Estamos com hipoglicemia e o carboidrato simples do pão aumenta esse nível.
Para que isso não aconteça, já sabe: coma de três em três horas, como é recomendado. Ou, na pior das hipóteses, prepare uma torrada integral com queijo.

Queijo
A necessidade de comer queijo significa carência de cálcio. Este nutriente, para além de ajudar a formar e manter dentes e ossos saudáveis, tem ainda um papel essencial para o sistema nervoso central e muscular. Leite, iogurte, sardinha em lata, salmão, amêndoas e brócolos são boas fontes de cálcio.

Carne
Necessidade: Ferro e zinco. Cada vez mais as pessoas deixam de consumir carne vermelha, causando-lhes falta de ferro. Para além disso, este desejo pode sugerir também falta de zinco, que ajuda a fortalecer o sistema imunitário, o cabelo, as unhas e a pele. Para ingerir uma dose de zinco pode comer marisco, lentilhas, espinafres, queijo e pão integral. Deve também comer carne vermelha pelo menos uma vez por semana.