Saúde & bem-estar

Soluços podem ser um sinal de alerta de que algo não está bem com a sua saúde

Os soluços acontecem quando o diafragma – a camada de músculo à volta dos pulmões que é responsável pela respiração – e os órgão respiratórios se contraem involuntariamente num espasmo.

Geralmente duram um breve período de tempo e acabam por passar, sem motivo para preocupação. Mas segundo Timothy Pfanner, um conceituado gastroenterologista, conta ao Reader’s Digest que se as crises de soluços se tornarem recorrentes e mais longas do que o normal em idade adulta, podem indicar problemas de saúde como:

Refluxo gastroesofágico: Além dos soluços que parecem não passar, azia, náuseas, regurgitação ou sabor ácido na boca podem também ser sintomas deste problema.

Stress excessivo: Os soluços podem ser um sinal de que precisa de tirar algum tempo para si e descansar. De acordo com a Mayo Clinic o stress emocional é uma das muitas causas dos soluços.

Cancro: Apesar de ser muito raro, os soluços podem indicar a presença de alguns tipos de cancro, incluindo nódulos no cérebro, estômago, ou no sistema linfático. Em comparação com os soluços persistentes, que duram de cerca de 48 horas a menos de 30 dias, Pfanner observa que os soluços incuráveis – que duram mais de 30 dias – têm sido associados aos cancros acima mencionados em alguns pacientes.

Pneumonia: Alguns especialistas destacam que os soluços de longa duração podem ser uma indicação de pneumonia. É provável que tenha outros sintomas de pneumonia como dor no peito, calafrios, febre, falta de ar.

Doença inflamatória do sistema nervoso central:
Um dos sintomas da neuromielite ótica – muitas vezes confundida com a esclerose múltipla – são os soluços persistentes. Episódios de vómitos, perda de visão e náuseas também são sintomas desta doença que afeta o cérebro, o tronco encefálico, os nervos óticos e a espinal medula.

AVC: Os soluços podem ser uma indicação precoce de AVC, tal como náuseas, confusão e fraqueza generalizada – sintomas mais comuns nas mulheres.

Ataque cardíaco:
Em casos muito raros os soluços que não passam ao fim de alguns dias podem indicar que está a ter um ataque cardíaco. Mas os principais sintomas são suores, fraqueza e/ou dor no peito.

Função renal a piorar: Se tem uma doença renal crónica e começa a ter soluços com frequência, isso pode indicar que a sua função renal se está a deteriorar ainda mais. Outros sintomas como ores nos ossos, mau hálito anormal e espasmos musculares são outros sintomas de que a função renal está a piorar.