Atualidade

Problemas entre Duque de York e de Cambridge dividem Família Real de Inglaterra

Ciúmes, injúrias e uma carta escrita à própria Rainha Isabel II. É assim que está o ambiente entre o Duque de York e as filhas, Beatrice e Eugenie, com os Duques de Cambrige e príncipe Carlos.

A notícia foi avançada pelo jornal ‘Daily Express’. O terceiro filho da rainha está preocupado com o futuro das duas descendentes. André quer que Beatrice e Eugenie tenham uma agenda real a tempo inteiro e respetivas regalias.

O Duque de York demonstrou isso mesmo numa carta que pediu à sua secretária pessoal Amanda Thirsk para escrever e entregar a Isabel II. André teme ainda o futuro das filhas, quando a rainha morrer, pois supõe que as atenções se vão virar todas para o irmão Carlos que subirá ao trono, assim como para William, Kate e Harry.

Príncipe André (Duque de York) com as filhas, as princesas Beatrice e Eugenie
Príncipe André (Duque de York) com as filhas, as princesas Beatrice e Eugenie

Esta não é a primeira vez que se fala abertamente numa ‘disputa’ de atenção entre estes dois lados da família real. Especialmente os ciúmes das filhas de André e Sarah Ferguson da nova prima Kate Middleton.

“Ela vai para os eventos mais glamourosos, tem um monte de roupas, limusina e equipa privada de proteção real e eu tenho que viajar em Económica”, disse Beatrice uma vez.

Príncipe Harry e os Duques de Cambridge
Príncipe Harry e os Duques de Cambridge

O príncipe André contestou também o facto dos seus atos oficiais e outras atividades não aparecerem na agenda oficial, não serem publicadas nas redes sociais nem ter ele próprio uma ligação na página oficial da família. Pede, por isso, que lhe ofereçam um apartamento no Palácio de Kensington.

A rainha, apurou o jornal, ficou tão surpreendida que mandou o seu secretário pessoal Christopher Geidt encaminhar a carta ao príncipe Carlos. Este, por sua vez, mostrou-se inflexível às exigências do irmão.

A situação do ex-marido de Sarah Ferguson vai-se manter igual mesmo depois da morte da mãe, continuando a ter uma agenda própria. O mesmo não acontecerá com Beatrice e Eugenie, que se mantêm de fora do principal núcleo da casa real.

Príncipe Carlos, futuro Rei de Inglaterra
Príncipe Carlos, futuro Rei de Inglaterra