Atualidade

Países acordam redução de gases de efeito estufa

É um acordo global muito importante para enfrentar as alterações climáticas.

Representantes de quase 200 países chegaram este sábado a um acordo sobre a redução faseada de potentes gases de efeito estufa usados em frigoríficos e ares condicionados, anunciou o ministro dos Recursos Naturais do Ruanda, que acolheu as conversações.

“A emenda e as decisões foram adotadas”, disse Vincent Biruta, que presidiu às conversações, que decorreram na capital do Ruanda, Kigali, sobre o fim do uso de hidrofluorcarbonetos (HFC).

“Esta é uma grande vitória para o clima. Demos um grande e concreto passo para cumprir as promessas feitas em Paris, em dezembro passado”, disse Miguel Arias Canete, comissário da União Europeia, em comunicado.

“A redução faseada global que acordamos hoje pode eliminar até meio grau de aquecimento até ao final do século”, acrescentou.

Os HFC foram introduzidos nos anos 1990 para substituir químicos que causavam erosão da camada de ozono, mas acabaram por se revelar catastróficos para o aquecimento global.

O objetivo agora é substituir os HFC mais potentes por outros mais fracos na retenção de calor, ou substituí-los mesmo por outros compostos.

O chamado Acordo de Kigali vai começar a ser colocado em prática em 2019 pelos países mais desenvolvidos, em 2024 com os países em desenvolvimento e só em 2028 para a Índia, Paquistão e nações do Golfo Pérsico.

Os países mais poluidores são: China (país em desenvolvimento), Estados Unidos da América (desenvolvido) e Índia.

Este acordo é uma emenda ao Protocolo de Montreal, em vigor desde 1989.