Atualidade

País em estado de alerta devido a homicida em fuga

Pedro Dias é o homem mais procurado em Portugal, sendo que Espanha também está de sobreaviso.

O homem, de 44 anos, mais conhecido por ‘Piloto’, matou um militar da GNR e um civil, deixando outras cinco pessoas feridas desde que fugiu às autoridades.

O caso aconteceu na madrugada de 11 de outubro em Aguiar da Beira, distrito da Guarda, altura em que Pedro Dias foi abordado por uma patrulha da GNR. Os dois militares foram logo atingidos a tiro de caçadeira.

Carlos Caetano, de 29 anos, morreu. O colega foi baleado na face, tendo tido alta hospitalar este domingo.

Na fuga, ‘Piloto’ fez um carjacking a um casal na EN229, disparando novamente. Luís Pinto, de 29 anos, que conduzia o carro, morreu. A mulher, Liliane Pinto, de 24 anos, está em coma. O jovem casal seguia a caminho de uma consulta de fertilidade em Coimbra.

Pedro Dias matou um militar da GNR e um civil e feriu outras cinco
Pedro Dias matou um militar da GNR e um civil e feriu outras cinco

Mas o homem já espalhou o terror por São Pedro do Sul, onde disparou contra as pernas de um GNR que o abordou, e por Arouca, de onde é natural e onde procurou abrigo numa casa temporariamente desabitada.

Desde ontem, domingo, que se crê que Pedro Dias fugiu de Arouca, onde agrediu violentamente e manietou uma mulher, com cerca de 50 anos, e um vizinho, de 64 anos, que a foi acudir, e passou já por Vila Real. O país está assim em alerta máximo.

A GNR tem feito vários comunicados à população através das suas páginas oficiais na internet. Especialmente nos dois dias em que os moradores das localidades de Candal, Póvoa das Leiras e Coelheira foram aconselhados a manter-se no interior das suas residências, durante as buscas pelo homicida foragido.

“No seguimento de um alerta dado ao início da tarde de ontem, que deu conta do roubo de uma viatura na zona de Arouca, segundo relatos concretizado pelo principal suspeito dos crimes de Aguiar da Beira, a Guarda Nacional Republicana mobilizou de imediato diversos meios para o local e para as zonas envolventes”, escreveu a GNR hoje, segunda-feira, no Facebook.

“No final da tarde, militares da GNR tiveram contacto, na zona de Vila Real, com a referida viatura, não tendo sido possível fazer a sua interseção. Desde esta altura, e até ao momento, estão a ser realizadas diversas ações para localizar a viatura e o seu condutor, as quais têm ainda como objetivo garantir a segurança de todas as pessoas”, continuou.

“Pedimos a melhor compreensão para eventuais constrangimentos provocados pelas ações que estão a ser realizadas. Continuamos a apelar para que as pessoas se mantenham atentas, devendo em casos suspeitos alertar de imediato a GNR, através do número de telefone 232 467 940 ou do número de emergência 112”, apelou a Guarda Nacional Republicana.

gnr-funeral-militar-carlos-caetano-aguiar-da-beira
Funeral do militar da GNR Carlos Caetano em Aguiar da Beira

Fotos: Facebook da GNR