Saúde & bem-estar

Mulheres bonitas podem fazer mal à saúde dos homens

Uma mulher bonita pode ser fatal. Não no sentido literal do termo… mas lá perto. Um estudo da Universidade de Valência, em Espanha, revela que a presença de uma mulher atraente é o suficiente para que os níveis de cortisol no homem disparem. E bastam cinco minuto.

O estudo teve por base a participação de 84 homens, que foram desafiados a resolver um desafio de Sudoku na presença de um outro homem e de uma mulher, ambos desconhecidos.

Durante o período em que resolviam o problema, os voluntários viram sair, alternada e aleatoriamente, o homem e a mulher. Quando ficavam na presença do participante do sexo masculino, os voluntários mantinham-se ‘intactos’, com os níveis de cortisol inalterados. Contudo, quando ficavam a sós com a mulher, os níveis da hormona no stress diparavam.

Como diz o The Telegraph, o estudo salienta que o impacto da beleza de uma mulher na hormona do stress é mais notório quando os homens a consideram ‘areia de mais para o seu camião’. E bastavam cinco minutos de contacto visual suave (leia-se, tímido) para que esta hormona começasse a fazer-se notar mais intensamente.

Para os investigadores espanhóis, este estudo revela que, “para a maioria dos homens”, a presença de uma mulher atraente pode “induzir a perceção de que há uma oportunidade para o engate”, o que faz com que se sintam mais nervosos e stressados.