Moda

Maria João Bastos cria maquilhagem “acessível” para embelezar portuguesas

Era um sonho antigo e agora concretizou-se. Maria João Bastos lançou a sua primeira linha de maquilhagem, em parceria com a Perfumes&Companhia, e mostrou-a pela primeira vez ao mundo na Moda Lisboa, este sábado.

A atriz, visivelmente feliz e orgulhosa do seu projeto, quis criar produtos acessíveis, à imagem do que ela costuma usar no dia a dia, e que sirvam para embelezar as portuguesas.

“Sempre foi um universo que me fascinou muito, sempre gostei de maquilhar e ser maquilhada. As minhas amigas pediam-me sempre para as maquilhar em eventos e fui ficando sempre com essa ideia. Quando regressava do Brasil, pensei no voo: é agora”, contou, referindo-se à viagem que fez no ano passado, depois de acabar a novela ‘Boggie Oogie’.

Durante as 9 horas de voo, pensou em tudo: “ideia conceptual, o que queria passar para o público, sonhei muito alto e estava super entusiasmada. Quando cheguei a Lisboa precisava de uma parceira para concretizar esse meu sonho”.

Pouco tempo depois já estava a falar com a Perfumes&Companhia e a escolher a ‘Make up factory’. “Estudei a marca ‘Make up factory’, a nível do produto, com qualidade profissional mas acessível para o público e o facto de não ser testado em animais”, contou.

Partiu do que ela própria gosta de usar -“durante o dia uso tons nude e à noite para fazer o esfumado, que é a minha característica de maquilhagem, o bordeaux e preto”- e na melhor forma de chegar ao público que sempre lhe perguntava como se maquilhava.

“Pensei nisso em toda a coleção: ser acessível, numa só embalagem, mais económica”, esclareceu.

Maria João Bastos reconhece que deu muito de si à linha de maquilhagem.

“É o meu projeto, muito pessoal, completamente criado por mim. Estive envolvida em tudo que possam imaginar: todo o processo criativo, as fotografias, os slogans”, enumerou.

A gama ‘Make up factory by Maria João Bastos’ só vai ser lançada, para já, em Portugal.

“A mulher portuguesa precisa de arriscar um pouco mais na maquilhagem, porque acredito mesmo que a maquilhagem faz a diferença no dia a dia. Quando o fazemos, não para os outros, mas para nós, sentimo-nos melhores e mais bonitas. Vale a pena tentarem, arriscarem, não é difícil. Não tenho nenhuma experiência profissional, sei maquilhar-me muito bem porque tentei muito em casa, tirava, errava”, revelou a atriz.

Maria João Bastos aconselha as portuguesas a arriscar, a ter uma boa pele (“boa limpeza e bom hidratante”) e a saber o que fica bem a cada uma. “Cada rosto é um rosto. Há coisas que achei giras mas que a mim não ficavam bem. Tomem a iniciativa de se maquilhar um pouco mais”, pediu, explicando que considera que a maquilhagem “realça a beleza”.

maria-joao-bastos-moda-lisboa-5

Próximo projeto: mais uma novela da Globo
Há já três semanas em Paris, onde tem estudado e preparado uma personagem para o futuro, Maria João esteve em Lisboa no lançamento da sua linha de maquilhagem e já regressou à cidade luz.

Em novembro volta ao Brasil, para gravar a próxima novela da Globo ‘Novo Mundo’.

“Já estou tão habituada a ir e vir. Estou muito entusiasmada com o projeto porque é uma novela de época e vou contracenar finalmente com o Ricardo Pereira. Somos amigos desde os 18 anos, mas nunca tínhamos contracenado. Vamos fazer um par romântico, um casal português”, revelou.

As gravações vão durar nove meses e depois logo vê o que acontece. “A capacidade de sonhar temos de manter sempre. Pelos vistos os sonhos realizam-se, este dia é prova disso. Temos de sonhar”, concluiu.

maria-joao-bastos-moda-lisboa

Fotos: José Gageiro / Move Notícias