Atualidade

Justiça brasileira nega pedido para arquivar processo contra Ryan Lochte

A polémica em torno do nadador americano nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro parece não ter fim à vista.

Esta semana Ryan Lochte viu negado pela justiça brasileira o pedido para arquivar o processo movido contra ele, a propósito do falso depoimento que prestou inventando que tinha sofrido um assalto à mão armada, no decorrer do evento olímpico.

Mas como um azar nunca vem só, o juiz moveu o caso para o Ministério da Justiça para que seja aplicada uma multa ao atleta. Segundo a imprensa internacional o nadador deverá pagar mais de nove mil euros ao Estado brasileiro pela mentira que fez correr tinta um pouco por todo o mundo.

Entretanto, também o Comité Olímpico dos Estados Unidos deliberou que Ryan deverá ficar suspenso das competições por um período nunca inferior a dez meses.

Lochte viu ainda vários contratos de publicidade serem cancelados depois de revelada a verdade. Apesar da fase negativa financeiramente, o atleta anunciou o noivado com a namorada, Kayla Reid, e segue na competição de ‘Dancing with the Stars’.

Recorde-se que Ryan afirmou ter sido assaltado na madrugada de 14 de agosto, quando saía de uma festa na Zona Sul do Rio de Janeiro. Na ocasião, o nadador disse que ele e outros três atletas foram abordados por homens armados que se identificaram como sendo policias.

Mais tarde, numa publicação no Instagram, o atleta assumiu ter errado: “Quero desculpar-me pelo meu comportamento na última semana – por não ser mais franco e cuidadoso em como descrevi os eventos daquela manhã e por ter tirado o foco de outros tantos atletas que realizam o sonho de participar nos Jogos Olímpicos”.