Atualidade

Jogo desta noite do Real Madrid vai ter um convidado muito especial

Fernando Ricksen é um ex-jogador do Glasgow Rangers, da Escócia, e antigo lateral da seleção da Holanda. Aos 40 anos enfrenta uma esclerose lateral amiotrófica, que o deixou com dificuldade em falar e andar.

Ainda assim, hoje, terça-feira, estará presente no Santiago Bernabéu para assistir ao vivo ao Real Madrid-Legia Varsóvia, da 3.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O convite partiu da iniciativa de Cristiano Ronaldo e do seu empresário, Jorge Mendes. O super-agente, por seu lado, não poderá receber este convidado especial na casa dos merengues, mas gravou um vídeo a desejar-lhe tudo de bom na luta que está a travar e ainda a pedir-lhe que desfrute de uma noite de futebol.

“Quando o Cristiano (Ronaldo) estava no Manchester United, ele jogou contra o Rangers e defrontou o Fernando (Ricksen). Encontraram-se novamente na última atribuição da Bola de Ouro. Foi quando surgiu a ideia de ele ir agora a Madrid”, explicou o jornalista holandês Vincent de Vries, biógrafo e amigo de Ricksen, em declarações ao jornal brasileiro Lance!.

Sabe-se também que o empresário do capitão da seleção campeã europeia é igualmente amigo de Veronika e Isabella, respetivamente mulher e filha do antigo jogador. A família mora em Valência, Espanha, pelo que o trajeto até Madrid será curto, o que lhe permitiu aceder a este convite do sempre solidário Cristiano Ronaldo.

De resto, refira-se que o biógrafo juntamente com diretor Ronald Top produziram o documentário “The Final Battle” (“A Batalha Final”), que mostra o dia a dia de luta contra a doença do antigo lateral. O ex-jogador também lançou a Fernando Ricksen Foundation, que visa financiar pesquisas que aliviem as condições e melhorem a qualidade de vida de quem tem esclerose.

“O documentário não é para que ninguém tenha pena dele. Ao contrário, é para inspirar as pessoas. Em vez de sofrer em silêncio, ele quer que todos vejam. Quer compartilhar a mensagem de continuar na luta e nunca desistir”, explicou Ronald Top.