Atualidade

António Guterres reage a aclamação da ONU: “Humildade e gratidão”

António Guterres reagiu hoje depois de ser aclamado por unanimidade Secretário-Geral da ONU. O ex-Primeiro-Ministro falou numa conferência de imprensa, esta tarde de quinta-feira, no Palácio das Necessidades, sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa.

“Humildade e gratidão”, resumiu Guterres, num discurso feito em quatro línguas: Português, Inglês, Francês e Espanhol, sem direito a perguntas e respostas por parte dos vários jornalistas de todo o mundo ali presentes.

“Humildade face aos enormes desafios que me esperam, à terrível complexidade dos dramas da vida moderna e para servir os mais vulneráveis, as vítimas dos conflitos, do terrorismo, das violações dos direitos, das injustiças deste mundo”, resumiu.

“Gratidão pelos membros do Conselho Geral e aos meus colegas candidatos que pela sua capacidade e inteligência conduziram este processo”, adiantou.

“Sou neste momento recomendado mas não sou Secretário-Geral. Esse chama-se Kan Bi-monn, até ao final do seu mandato [janeiro de 2017]”, lembrou.

“Profundo reconhecimento aos Portugueses, Presidente da República, Ministério dos Negócios Estrangeiros, partidos políticos, Assembleia da República e aos diplomatas, que eram aqueles que em Nova Iorque, quer noutras cidades, quer aqui em Lisboa, conduziram a campanha extremamente eficaz, uma palavra de profunda gratidão”, adiantou.

Recorde o momento em que o Conselho de Segurança anunciou a sexta vitória de Guterres nas votações: