Saúde & bem-estar

Estudo conclui que tarefas domésticas aumentam esperança média de vida nas mulheres

Realizar as tarefas domésticas pode acrescentar até três anos de vida às mulheres, já os homens não tiram grandes benefícios destas tarefas. Mas, no que toca à jardinagem os homens que se dedicam a ela podem viver até 2,7 anos extra, enquanto nas mulheres esta atividade não tem grande efeito na esperança de vida.

Estas são as conclusões a que chegou um estudo realizado pelo Centro Médico da Universidade de Roterdão.

De acordo com a pesquisa que envolveu mais de sete mil homens e mulheres, que foram seguidos durante décadas, as mulheres com 55 anos que fazem pouco em casa provavelmente chegarão aos 83 anos, mas as que se dedicam mais às tarefas domésticas deverão conseguir viver até aos 86 anos.

Mas os homens não obtém os mesmos benefícios de limpar e aspirar a casa ou tratar da roupa – poderão viver apenas um ano extra comparativamente com os que não fazem tarefas em casa.

Mas como reporta o Daily Mail, o mesmo estudo aponta que os homens que se dedicam à jardinagem podem viver até 2,7 anos extra do que os que não tratam do jardim. No entanto esta atividade tem pouco impacto na esperança média de vida da mulher.

O Dr. Klodian Dhana, que liderou a equipa de investigadores, conta que estas diferenças se podem explicar “em parte pelo facto de os homens estarem mais envolvidos na jardinagem e as mulheres no trabalho doméstico”.