Cultura

Estação de São Bento comemora 100 anos de existência

A Estação Ferroviária de São Bento, Porto, classificada desde 1997 como Imóvel de Interesse Público e que se distingue pelos painéis de azulejo do átrio principal, assinala 100 anos da sua inauguração.

Da autoria do arquiteto José Marques da Silva, “a estação ferroviária veio substituir um barracão de madeira e resolver o descontentamento da população do Porto que exigia uma estação central digna da cidade”, explica a Infraestruturas de Portugal (IP) em comunicado.

Este edifício, um dos principais monumentos da Invicta, é célebre pelos seus painéis de azulejo, da autoria de Jorge Colaço, que representam uma cronologia dos meios de transporte utilizados pelo homem, mitos e quadros da história de Portugal, cenas de trabalho campestre e costumes etnográficos.

Em 2010 e 2011, a IP – à data REFER — restaurou o revestimento azulejar do átrio, uma intervenção distinguida com o “Prémio SOS Azulejo 2013” e “Prémio Brunel 2014”, na categoria Estações, atribuído pelo Grupo Watford. A conceituada revista de turismo ‘Travel & Leisure’ considerou-a, também, uma das estações ferroviárias mais bonitas em todo o mundo.

Inserida no Centro Histórico do Porto, classificado como Monumento Nacional, a estação ferroviária está ainda abrangida pela zona de proteção da Muralha de D. Fernando e respetivo Miradouro, com a mesma categorização.

“Todos os meses cerca de um milhão de passageiros utiliza a Estação Ferroviária de São Bento como ponto de partida e chegada nas suas deslocações, seja em trabalho, seja em viagens de lazer ou não fosse a cidade do Porto um dos principais destinos turísticos do país”, afirmou a entidade responsável pelo icónico espaço onde se prevê que, em breve, sejam instalados um hotel e áreas comerciais e culturais, procurando dar um novo uso a antigos armazéns desocupados e fomentando o turismo.

Esta quarta-feira, no dia em que se assinalam 100 anos da sua inauguração, está prevista uma cerimónia com a presença do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, do presidente do Conselho de Administração Executivo da IP, António Laranjo, e do autarca do Porto, Rui Moreira. A mesma irá acontecer no período da tarde.