Saúde & bem-estar

Especialistas alertam para efeitos de fazer CrossFit dois dias seguidos

Os treinos de CrossFit, que combinam cardio e musculação e são feitos a alta intensidade, podem ser uma ótima forma de ficar em forma num curto espaço de tempo.

Mas um novo estudo publicado no ‘Frontiers in Physiology’ sugere que fazer treino de CrossFit dois dias seguidos pode afetar o sistema imunitário, as proteínas inflamatórias, o stress metabólico e a força muscular.

Há ainda provas de que os treinos intensos repetidos em dias consecutivos pode levar à morte de glóbulos brancos ou disfunção.

O estudo feito com um grupo de pessoas, com pelo menos seis meses de experiência em CrossFit, concluiu que os treinos consecutivos provocaram uma forte resposta metabólica e reduziram os níveis de citocinas anti-inflamatórias, que são proteínas produzidas pelos glóbulos brancos que atuam para diminuir a inflamação.

O que significa que os treinos consecutivos podem suprimir o normal funcionamento do sistema imunitário.

Como cita o ‘Daily Mail’, o Dr. Ramires Tibana, da Universidade Católica de Brasilia, autor do estudo diz que se recomenda que “as pessoas não atletas que querem melhorar a saúde e a qualidade de vida através do CrossFit” devem “diminuir o seu volume de treino depois de dois dias consecutivos de treino de alta intensidade para evitar uma possível imunossupressão”.