Saúde & bem-estar

Desligar a televisão às crianças é mais eficaz do que fazer aviso

“Só mais 5 minutos”, costumam dizer os pais em jeito de aviso para que as crianças desliguem a televisão ou os tablets. Pois bem, esse aviso não funciona. Tente antes desligar a televisão, sem dizer nada. Vai ver que é mais eficaz.

Pelo menos é o que demonstra um estudo norte-americano.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington entrevistou 28 famílias com crianças, entre um e cinco anos, para recolher dados sobre os hábitos dos jovens relativamente à TV e outros ecrãs.

No decorrer do estudo foi pedido aos participantes que descrevessem como foi a interação das crianças com dispositivos multimédia, como a TV ou tablets, durante duas semanas.

Entre outros detalhes, o estudo recolheu dados sobre quanto tempo as crianças utilizavam os aparelhos e se ficavam tristes quando se lhes pedia que os desligassem.

Os investigadores descobriram que as crianças ficaram muito mais tristes, e com mais frequência, quando os pais as avisavam, antes de desligar, de que o tempo de TV ou do jogo estava a acabar, do que quando eram desligados sem aviso prévio.

“Nós pensávamos que dar às crianças um aviso um pouco antes, para ajustar as suas expectativas, iria ajudar as coisas a correrem melhor, mas isso, na verdade, deixou-as bem pior”, explica um dos autores do estudo, Alexis Hiniker, ao jornal americano ‘New York Times’.

A investigadora Julie Kentz, co-autora do estudo, acredita que em vez de facilitar a transição da criança, o aviso acaba por prepará-las para lutar contra a perda imposta do tempo de entretenimento.

E quando o aparelho é desligado sempre num momento específico – quando o almoço está pronto, por exemplo – as crianças não argumentavam nem ficavam tão chateadas.