Lifestyle

Como emagrecer após uma gravidez

Depois de uma gravidez uma das grandes preocupações das recém-mamãs centra-se no seu peso. É natural engordar alguns quilos devido ao desenvolvimento do bebé, contudo o processo para os eliminar poderá não ser tão fácil. No entanto, saiba que, para superar este desafio de uma forma saudável, o acompanhamento médico é fundamental para ajudar a identificar que tipo de tratamento é o mais adequado tendo em conta o perfil de cada mamã.

Realizar uma dieta proteinada com o devido acompanhamento médico e de uma equipa multidiciplinar, como o Método PronoKal, pode ser uma excelente aposta, uma vez que este tipo de tratamento reeduca os hábitos alimentares e permite uma maior perda de peso quando comparada a uma dieta hipocalórica. “Na primeira etapa do tratamento o paciente passa por um processo de cetose controlada que lhe permite perder peso muito rapidamente, mantendo a massa muscular, uma vez que 92% do peso perdido é gordura” explica Dr. Igancio Sajoux, Director Médico Internacional de PronoKal Group.

Nesta etapa a equipa de nutricionistas estabelece em conjunto com a paciente um plano alimentar com conselhos e dicas para as recém-mamãs conseguirem adaptar a alimentação a esta nova fase, em que o foco é o bebé e não cuidar de si. Os técnicos de atividade física ajudam também ao elaborar um plano de exercícios personalizados que pode ser feito em casa.

Segundo o Estudo Prokal, publicado na revista Endocrine, o Método PronoKal permite perder 5 quilos em 15 dias, sendo que 14 quilos é o expectável ao fim de dois meses de tratamento e, aos 12 meses, os pacientes perdem cerca de 20 quilos face aos 7 quilos alcançados com a regular dieta hipocalórica.

Na segunda etapa do Método PronoKal são reintroduzidos gradualmente os alimentos permitindo um aumento do metabolismo basal que favorece a manutenção da perda de peso a longo prazo.

Desde o início do tratamento, há o acompanhamento de um médico, de uma equipa de nutricionistas, técnicos em atividade física e profissionais de coaching que auxiliam a paciente a entender o momento de vida em que se encontra e manter-se motivada.