Saúde & bem-estar

Comer uma maçã por dia reduz o risco de ter cinco tipos de cancro

Um grupo de cientistas da Universidade de Perugia, em Itália, descobriu que as pessoas que comem pelo menos uma maçã por dia tinham menos tumores do que as que raramente ou nunca comiam esta fruta.

Ricas em flavonóides, segundo este estudo publicado na revista Public Health Nutrition, as maçãs podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver cinco tipos de cancro.

Depois de reverem 40 estudos anteriores, os cientistas descobriram que as pessoas que comem pelo menos uma maçã tinham menos probabilidade de desenvolver cancro nos pulmões, no intestino, na boca, no sistema digestivo ou nos seios do que as pessoas que raramente ou nunca comiam esta fruta.

Como reporta o Daily Mail, os cientistas analisaram que comer maçã pode ser especialmente benéfico para prevenir o cancro no estômago e no esófago, com dados a sugerir que a fruta pode reduzir o risco de desenvolver estes cancros para metade.

Já as taxas de tumores nos pulmões entre os amantes desta fruta caíam em cerca de 25% e os casos de cancro da mama viam-se reduzidos em um quinto.

Há muito que os especialistas falam dos benefícios de seguir uma dieta saudável e equilibrada – rica em fruta e vegetais -, e este estudo pegou numa das frutas mais populares um pouco por todo o lado para provar esse efeito benéfico.