Atualidade

António Guterres aclamado como o novo secretário-geral das Nações Unidas

Sessão da assembleia-geral da ONU ratificou esta quinta-feira, 13 de outubro, a escolha feita pelo Conselho de Segurança em 5 de outubro.

Reunido em plenário, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, o órgão que agrega os 193 Estados do mundo formalizando a eleição do ex-alto-comissário para os Refugiados como novo secretário-geral da organização internacional. António Guterres vai assumir a liderança das Nações Unidas por um mandato de cinco anos, de 1 de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2021.

O presidente da Assembleia Geral, Peter Thomson, tomou da palavra destacando a “evolução” no processo de eleição”, que ficou mais “transparente”.

Seguiu-se uma declaração do presidente em exercício do Conselho de Segurança, o embaixador russo Vitaly Churkin, que elogiou todos os candidatos ao cargo e reiterou o “apoio incondicional” a Guterres.

Palácio de Belém homenageia Guterres
Para assinalar a aclamação do ex-primeiro ministro como secretário-geral da ONU, duas bandeiras de Portugal e das Nações Unidas foram penduradas no torreão central do muro do Palácio de Belém.

Voltadas para a rua, as bandeiras serão iluminadas a partir do pôr-do-sol e até à meia-noite, segundo fonte da Presidência da República, em honra de António Guterres


Assembleia da República atribui prémio ao ex-primeiro

Por cá, António Guterres foi ontem, 12 de outubro, distinguido pelo seu desempenho nas funções de Alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

“A Assembleia da República decidiu hoje atribuir o Prémio Direitos Humanos 2016, instituído por Resolução de 10 de dezembro de 1998, a António Guterres, pelo trabalho desenvolvido na defesa dos direitos humanos, nomeadamente no desempenho das funções de Alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), entre 2005 e 2015”, anunciou o presidente do parlamento, Ferro Rodrigues, em comunicado.

A atribuição do prémio ao novo secretário-geral das Nações Unidas foi decidida por unanimidade, por um júri composto pelos deputados da comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias Pedro Bacelar de Vasconcelos (PS), que preside, José Matos Correia (PSD), Filipe Neto Brandão (PS), Sandra Cunha (BE), Telmo Correia (CDS-PP), António Filipe (PCP) e José Luís Ferreira (PEV).

“O desempenho de António Guterres como ACNUR é merecedor dos mais rasgados elogios. Congratulo-me pois pela decisão hoje [quarta-feira, 12 de outubro] tomada pela Assembleia da República. António Guterres é o homem certo, no tempo certo, no lugar certo”, declarou Ferro Rodrigues, no comunicado.

O prémio será entregue numa cerimónia incluída nas comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, em data a anunciar.