As dicas da Merche

Use xadrez e faça xeque-mate no seu guarda-roupa

O xadrez marcou as coleções Outono/Inverno de 2016 nas passereles das semanas da moda internacionais. Ralph Lauren, Balenciaga e Junya Watanabe foram alguns dos nomes que apostarem nos quadradinhos como tendência desta estação.

Esta moda traz modernidade e elegância. Tanto pode existir em camisas femininas e masculinas, como em casacos, calças, saias, blazers e um sem número de utilizações.

Normalmente é associado a um público mais adulto e conservador, mas as propostas vieram mais joviais, pretendendo dar mais confiança e atitude a quem usar.

xadrex-2

Na versão masculina, tal como proposto pelo japonês vanguardista Junya Watanabe, o xadrez foi usado em peças de diversos comprimentos e misturando com várias texturas: tricô, jeans e couro.

Para as senhoras, tudo pode ser usado. Tanto para looks casuais, com um estilo grunge, como mais formais. As cores querem-se neutras e mais escuras, tais como preto, castanho e cinza, bem características destas estações mais frias.

A forma mais simples e prática de usá-lo é misturando-o com peças lisas, principalmente com um dos tons do próprio xadrez. Pode inovar misturando com outro padrão, mas com muito cuidado. Por exemplo, o florido combina bem com o xadrez. Se for mais arrojada, os padrões animais também podem condizer.

xadrez

Xadrez da cabeça aos pés, quase literalmente, também é uma tendência. Especialmente quando falamos de saia ou calça com blusa ou blazer com os mesmos quadradinhos. Estes podem ser menores ou maiores, consoante o gosto. E o melhor, fica bem a quase todos e dá uma sensação de roupa quente, bem necessária para os dias mais frios que aí vêm.