Álbuns da Semana

Um exclusivo em português, a tragédia familiar e o financiamento dos fãs

Começamos as nossas sugestões musicais em bom português. “Tempo” é o primeiro trabalho de Berg totalmente interpretado na língua de Camões.

Com 43 anos, o homem cujo verdadeiro nome é Teófilo Sonnenberg já trabalha no mundo da música há mais de três décadas e, neste mais recente trabalho, conta com participações de Boss AC, Miguel Coimbra (D.A.M.A.) e Inês Barros.

berg

Esta nova edição sucede ao álbum homónimo, editado em novembro de 2014 e que entrou diretamente para o 5.º lugar do Top Nacional de Vendas, sendo que o músico e compositor volta agora a evidenciar a sua versatilidade vocal e o domínio de vários instrumentos.

Nesse mesmo ano de 2014, Berg venceu o concurso de talentos da SIC “Factor X” e deu um novo impulso à sua carreira. Pouco depois evidenciou-se com o tema “Princesa (Beija-me outra vez)”, em parceria com Boss AC.

O sucesso foi tal que, neste mais recente álbum, voltou a trabalhar em conjunto com esse rapper português, no single “Ma Belle”, que pode ouvir aqui:

Prosseguimos então para o rock alternativo de Nick Cave and the Bad Seeds, banda cujo 16.º álbum, “Skeleton Tree”, estreou-se neste dia 9 de setembro e vem acompanhado por um filme a preto e branco, em 3D.

nick

“One More Time with Feeling” (“Mais uma vez com sentimento”, em tradução literal) foi realizado por Andrew Dominik, amigo de longa data de Nick Cave, e tem como ponto de referência a interpretação das canções do novo álbum, sendo ainda marcado pela tragédia familiar que o músico australiano viveu recentemente, ao perder um dos seus filhos, no caso Arthur, em julho de 2015, após ter caído de um penhasco.

Nessa altura, “Skeleton Tree” já estava a ser gravado, pelo que a influência desse trágico acontecimento neste trabalho está bem evidente. Este disco é o sucessor de “Push the Sky Away” e deixamos-lhe aqui o single “Jesus Alone” para ver, ouvir e sentir.

A fechar as nossas sugestões musicais para esta semana, apresentamos-lhe o hip hop norte americano dos “De La Soul” e o seu mais recente trabalho, intitulado “and The Anonymous Nobody”.

delasoul

Este é o 8.º disco do trio nova-iorquino, formado pelos rappers Posdnous, Dave e Maseo, e foi totalmente financiado pelos seus fãs. Esse apoio financeiro, estipulado em 600 mil dólares, permitiu-lhes voltar ao ativo após 12 anos sem novos discos e ainda contar com as participações, entre outros, de Damon Albarn, David Byrne, Usher, Pete Rock ou Snoop Dog.

O álbum conta com 17 faixas, algumas delas ultrapassam os cinco minutos de duração, e foi feito para ouvidos adultos e bem educados, com um rap de muita qualidade. Para comprovar isso mesmo, fica aqui o tema “Pain”, feito em parceria com Snoop Dog.