Saúde & bem-estar

Tremor nos olhos é um alerta do seu estado de saúde

Sabe quando os seus olhos começam a tremer, sem perceber porquê, mas parece que vão saltar? E não consegue fazer nada? Pois bem, não é um bom sinal acerca da sua saúde.

É que o tremor nos olhos, ou nas pálpebras, é algo que sentimos quando estamos num nível elevado de stress, fadiga, ansiedade e pode ser resultado de noites mal dormidas ou mesmo problemas pessoais. Também pode significar que temos tido uma ingestão excessiva de cafeína ou carência de vitaminas, idade avançada, excesso de horas em frente ao computador, conjuntivite, olho seco, doença de Parkinson e Síndrome de Tourette, etc.

E porquê é que isso acontece? Porque quando estamos stressados, libertamos hormonas para o sistema nervoso autónomo. As hormonas levam estímulos para as pálpebras, que passam a ter contrações involuntárias, ou seja, impossíveis de se controlar.

Na maior parte dos casos, os sintomas desaparecem quando travamos as causas (diminuímos o stress ou outras situações que despoletam este tremor), mas pode ser necessário consultar um oftalmologista ou, nos casos mais graves e raros em que o olho não pára de tremer, um neurologista.

Praticar ioga ou meditação podem ajudar a travar estas crises. No fundo, reduzir o ritmo acelerado do dia a dia, relaxar e descansar. Para bem dos seus olhos.