Tozé Santos e Sá

Advogado

ROBIN CAVIAR !

Ricos e pobres sempre existiram, mesmo que alguns ricos sejam menos ricos do que transmitem e nem todos os pobres o sejam, é tudo uma questão de aparências.

Num país que se regozija tanto, e faz seus heróis, os pobres coitados que tendo andado descalços, passado privações, tendo dividido uma sardinha por 6 irmãos, etc, conseguiram com esforço construir um império, chegando portanto a ricos, algo vai mal pois, aqui chegados, passam automaticamente a ser alvo de todo o tipo de invejas, ataques morais e pessoais, até de quem os governa.

Rapidamente, se monta um complô para espoliar quem conquistou algo mais que os seus pares. Há que punir quem foi menos vezes tomar o pequeno almoço ao café, jantar fora de casa, comprou menos roupas, esteve menos vezes nos copos com os amigos ou não fumou umas cosias ilegais.

E contra estes se vira o desporto preferido dos que alapam a ‘peida’ em marquesas acolchoadas, à custa dos seus súbitos, que é tirar a outrem, com artimanha, os seus bens, supostamente para darem a si próprios e seus pares.

De repente, e por magia, já não interessa se emigrou e deixou a família, comeu o pão que o diabo amassou, se andou a pé para poupar, ou não passou ferias durante 30 anos… o fado do pobre coitado que singrou na vida passa logo a ser alvo de ataque por aqueles que de nada disso se privaram.

São estes os valores. Um ultraje poupar. Um ultraje não pagarem a boa vida a quem não lhe apetece vergar a mola, apenas viver de direitos, rendimento mínimo e uns micos.

Tirar aos ricos para dar aos pobres é a filosofia. Nunca ensina-los a pescar, até porque não querem e, convenhamos, nem tem capacidade. Premiar estroinas e punir empreendedores.

A culpa é de quem nomeia escoria humana para governar, nalguns casos deixa que tomem o poder por golpe de estado, e de quem bate palmas e se curva perante quem nos rouba…

Tanto apreço por ideais, que estranha-se não viverem em Cuba, China, Coreia, e outros países amigos. Só querem e sabem viver bem, melhor ainda a custa do esforço e mérito alheio.

O que seria destes se os ricos fechassem os seus comércios e industrias, metessem o dinheiro debaixo do colchão e fossem oficialmente pobres ? Porque será que num estado livre em que qualquer um pode ser empresário, ter o seu negocio e evoluir, estes perdem energias a reclamar e não a fazer-se a vida ?

Vou ali, ser pobre e tirar um apontamento, até terça!