Lifestyle

Projeto cria músicas com memória para doentes de Alzheimer

O projeto partiu de uma recente pesquisa alemã feita por neurocientistas do Instituto Max Planck de Neurociência e Cognição Humana de Leipzig. A área do cérebro responsável pelo registo de informações musicais e sonoras é pouco afetada pela doença de Alzheimer.

Com base nesta ideia, nasceu o ‘Músicas para Sempre’, cujo objetivo é criar músicas com memórias pessoais direcionadas a quem tem Alzheimer.

Tudo começou no Brasil com uma ação da agência Isobar em conjunto com a Mares Filmes, BossaNovaFilms e a Dahouse Audio para promover o filme ‘A Viagem de Meu Pai’, que fala sobre a relação de uma filha com o pai portador da doença.

A vida de Hélio Pereira de Queiroz, diagnosticado com Alzheimer há três anos, passou para uma música. Composta por Lucas Meyer e interpretada pela cantora Ana Julia Zambianchi, fala de alguns momentos da família e sentimentos que ele pode não se recordar.

Apesar de ter sido tudo criado para promover o filme ‘A Viagem de Meu Pai’, a verdade é que ‘Músicas para Sempre’ vai passar a abranger mais pessoas e histórias. Para isso basta conectar os músicos e as famílias através do uso da hashtag #musicasparasempre.

Entretanto veja aqui o videoclip da música produzida para a família Pereira de Queiroz: