Cultura

Porto recebe conferências sobre o continente Africano

É já hoje, terça-feira, 27, que o Forte de São João Baptista, na Foz do Douro, Porto, recebe um evento dedicado ao continente Africano. Trata-se das conferências ‘Ciclo Portugueses do Mundo’, organizado pela União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.

O ‘Ciclo Portugueses do Mundo’ desafia à partilha do conhecimento sobre o património material e imaterial de Portugal no Mundo e da afirmação da Portugalidade e da diáspora portuguesa.

Estas conferências fundem a História, a Cultura e a Geopolítica de Portugal nos quatro cantos do planeta. As primeiras três, sobre a Ásia, já se realizaram nos últimos meses e continuam agora com África, que ocupa um lugar estratégico no quadro geopolítico mundial, no dia 27 de setembro às 18h30.

‘Pilotos e Mercadores em terras de Cravinho e Noz Moscada’ é o nome da quarta conferência. Será recordada a presença histórica dos Portugueses em toda a faixa oriental do continente africano, registando assim a visão geopolítica subjacente à ação de Portugal nestas partes do Globo.

“A África Oriental, banhada pelo Índico, com exceção da antiga província ultramarina de Moçambique, e das referências a Quíloa, Melinde e Mombaça nos “Lusíadas”, permanece, apesar da sua histórica importância estratégica como flanco ocidental do Estado da Índia (na perspetiva do Índico), desconhecida do grande público em termos de memória da Portugalidade e da História. Se somarmos Madagáscar e as ilhas do Índico e a fileira de países, oceânicos e interiores – como Zimbabué e Malawi – aos territórios conhecidos do grande público referidos, encontraremos um lastro de património português disseminado no litoral, e não só, do Índico, em plena relação com a Índia portuguesa e com Portugal”, esclareceu Vítor Teixeira, comissário deste ciclo.

O ‘Ciclo Portugueses do Mundo’ navega pelos cinco continentes através de 13 conferências, entre 2016 e 2017. A entrada é livre.