Saúde & bem-estar

O pó da sua casa pode causar-lhe cancro e infertilidade

O pó que se acumula nas casas pode conter um cocktail de químicos tóxicos que já foram ligados ao aumento do risco de problemas de saúde como cancro, infertilidade e até afetar o desenvolvimento dos bebés.

Isto é o que sugere um estudo realizado por investigadores do Natural Resources Defense Council, na Califórnia, Estados Unidos.

“Achamos que as nossas casas são um refúgio seguro, mas, infelizmente, estão a ser poluídas por substâncias químicas tóxicas de todos os nossos produtos [de limpeza]”, disse Veena Singla, co-autora do estudo.

Os cientistas advertiram que as crianças são particularmente vulneráveis aos efeitos que este pó contaminado pode ter na saúde, pois muitas vezes brincam ou rastejam no chão e tocam com frequência na boca.

No estudo publicado na revista Environmental Science and Technology os investigadores destacaram a presença de 45 químicos tóxicos no pó doméstico, dez dos quais estavam presentes em 90% ou mais amostras de pó. Sendo que alguns já haviam sido provado que afetam o sistema reprodutor, o desenvolvimento do bebé e até podem estar ligados a casos de cancro.