Cultura

Nuno Lopes arrecada prémio de melhor ator em Veneza

O ator português Nuno Lopes venceu o Prémio Orizzonti no Festival de Cinema de Veneza, que termina este sábado, e que lhe deu o prémio de melhor ator pela sua participação em “São Jorge”, no papel de um boxeur que, para sobreviver, começa a cobrar dívidas.

O ator ganhou 20 quilos e submeteu-se a um programa de treino físico intenso durante seis meses, chegando a treinar seis horas diárias de boxe e crossfit, para interpretar o papel.

O filme, com estreia marcada em Portugal para 3 de novembro, é o único português presente no festival e retrata a austeridade em dois bairros de Lisboa, o da Bela Vista e da Jamaica.

Visivelmente comovido o ator agradeceu à família, e dedicou o prémio ao realizador Marco Martins e aos habitantes dos dois bairros, dos mais pobres de Lisboa “os verdadeiros heróis do filme”.

Os prémios Orizzonti (Horizonte) são uma competição paralela da 73.ª edição do Festival de Cinema de Veneza, que distingue os filmes na vanguarda das novas estéticas do cinema. O júri é presidido por Robert Guédiguian.