Atualidade

Número de mortos do sismo em Itália aumentou para 297

Três semanas depois dos primeiros funerais, o número de mortos do sismo de 6.2 na escala de Ritcher que abalou o centro de Itália, a 24 de agosto, continua a subir. Já foram contabilizadas 297 mortes: as duas últimas ocorreram entre vítimas que estavam internadas.

O último balanço oficial foi feito pela Proteção Civil italiana na sexta-feira, cujo comunicado foi citado pela Rai (Rádio Televisão Italiana).

“As prefeituras de Ascoli Piceno e de Rieti anunciaram que morreram duas pessoas que tinham ficado feridas na noite do terramoto”, refere o comunicado. As vítimas eram de Amatrice [cidade mais afetada pelo terramoto e suas réplicas] e de Arquata del Tronto e tinham ficado hospitalizadas em estado muito grave após o sismo.

Ainda há centenas de desalojados a viver em tendas de campanha. As fortes chuvas que têm havido nos últimos dias estão a dificultar as operações de apoio às pessoas, pelo que estas estão a ser aconselhadas pelo comandante da Proteção Civil italiana, Fabrizio Curcio, a “abandonar as tendas e a aproveitar outras instalações disponíveis”.

Há um total de 3721 pessoas desalojadas a ser apoiadas em campos e outras estruturas criadas para este efeito, e também em hotéis.

Para este fim de semana estão previstas fortes chuvas e temperaturas baixas, tendo sido ativado um alerta laranja para toda a região afetada pelo terramoto.