Atualidade

Morreu Shimon Peres, ex-presidente de Israel e Nobel da Paz

Shimon Peres morreu na madrugada desta quarta-feira, 28, aos 93 anos no hospital de Shivada, localidade de Tel Hashomer, perto de Telavive.

A sua morte foi anunciada pelo próprio filho, Jemi Peres, naquela unidade hospitalar onde o ex-governante estava internado em estado de coma desde há duas semanas, altura em que sofreu um AVC.

Jemi leu um emocionado comunicado onde salientou o apreço e dedicação do progenitor pelo povo isrelita: “Não teve outro interesse que não o de servir o povo de Israel, tanto que acreditava e amou-o até ao último suspiro”.

“Eles fez parte da geração dos fundadores de Israel e serviu o Estado desde o dia da sua fundação até ao seu último dia” sublinhou ainda.

Peres foi distinguido com o Prémio Nobel da Paz em 1994, juntamente com o líder palestiniano Yasser Arafat e o primeiro-ministro Yitzhak Rabin, pelos Acordo de paz de Oslo que assinaram em 1993.

O funeral do ex-presidente está marcado para sexta-feira às 11 horas locais, 9h em Lisboa, na secção reservada aos “grandes da Nação” do cemitério do Monte Herzl, em Jerusalém, numa cerimónia de Estado. O presidente norte-americano Barack Obama já anunciou que vai estar presente.