Atualidade

Jovem agredido em Ponte de Sor já saiu do hospital

Ruben Cavaco, o jovem de 15 anos que foi brutalmente agredido em Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, a 17 de agosto, já teve alta hospitalar.

O jovem estava em coma induzido no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, depois de ter sido supostamente agredido pelos dois filhos gémeos do embaixador do Iraque em Lisboa, de 17 anos. Teve alta esta sexta-feira de tarde, dia 2 de setembro.

Ruben Cavaco sofreu um traumatismo craniano. Os supostos agressores foram ouvidos em tribunal mas saíram em liberdade por gozarem de imunidade diplomática, não podendo por isso ser detidos pelas autoridades portuguesas. Uma situação que deixou o país e o Governo revoltados.

Gémeos iraquianos agressão Ponte de Sor

No dia em que a vítima tinha saído dos cuidados intensivos, a 23 de agosto, os suspeitos foram entrevistados pela SIC Notícias.

Na entrevista Haider e Ridha diziam-se vítimas das circunstâncias, contaram que foram agredidos por um grupo de amigos de Ruben, negaram que o atropelaram, admitiram as outras agressões – em legítima defesa – e desejaram boa recuperação à vítima.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português já solicitou urgência na resposta das autoridades iraquianas ao pedido de levantamento da imunidade diplomática.

“Na sequência do pedido do levantamento da imunidade diplomática apresentado no passado dia 25 de agosto foram já realizadas diligências junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros em Bagdad e junto da Embaixada do Iraque em Lisboa, solicitando urgência na obtenção de uma resposta por parte das autoridades iraquianas”, informou o MNE.

Enquanto isso não acontece, o ministério tutelado por Augusto Santos Silva tem já agendada uma reunião entre os Ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e do Iraque a realizar em Nova Iorque no decurso da semana ministerial da Assembleia Geral das Nações Unidas, entre os próximos dias 19 e 23 de setembro.