Atualidade

Hillary Clinton sai vencedora em primeiro debate contra Donald Trump

Começou oficialmente o “braço de ferro” entre os sucessores de Obama.

A candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, venceu esta madrugada o primeiro debate contra o seu rival nas eleições de novembro, o republicano Donald Trump, de acordo com 62% dos inquiridos numa sondagem da televisão norte-americana CNN.

Entre os inquiridos, 41% identificou-se como democrata, enquanto 26% disse ser republicano. Os restantes disseram não ter filiação política.

Apenas 27% dos 521 inquiridos, todos eleitores registados, disse que foi Trump quem se saiu melhor no debate, realizado na Universidade de Hofstra (Nova Iorque), na segunda-feira à noite.

O frente-a-frente durou 90 minutos, hora e meia de acusações cruzadas e interrupções mútuas, em que Hillary Clinton e Donald Trump quase ignorando quase por completo os esforços do moderador, o jornalista Lester Holt.

Hillary Clinton acusou Donald Trump de continuado comportamento racista. Numa menção à polémica suscitada por Donald Trump sobre se Barack Obama teria efectivamente nascido em território norte-americano, Hillary Clinton lembrou que a carreira política do candidato republicano começou com uma batalha judicial motivada por comportamentos xenófobos.

“O Donald começou a carreira política em 1973 sendo processado pelo Departamento de Justiça por discriminação racial, porque não alugou apartamentos a cidadãos afro-americanos que trabalhavam para ele. Ele queria certificar-se que as pessoas compreendiam que essa era a política. Na verdade, foi processado por duas vezes pelo Departamento de Justiça e tem um longo histórico de incitamento ao comportamento racista”, afirmou a candidata do Partido Democrata.

Do outro lado, Donald Trump criticou a condução da política económica da administração Obama, de que Clinton fez parte. O candidato republicano responsabiliza a adversária de ter contribuído para a perda de milhares de postos de trabalho nos Estados Unidos.

“Vejam o Ohio e todos os outros estados onde se perdem postos de trabalho e onde as empresas não aguentam. Hillary, gostaria de lhe perguntar isto: tem responsabilidades políticas há 30 anos. Por que razão só se preocupa em apresentar soluções agora?”, questionou o candidato apoiado pelo Partido Republicano.

Trump e Clinton vão voltar a debater nos próximos dias 09 e 19 de outubro, em San Luis (Missouri) e em Las Vegas (Nevada), respetivamente.